Quem gosta de carros esportivos, prefere os equipados com câmbio manual. É com essa premissa, que a Aston Martin criou o Valiant. O esportivo nasceu como uma encomenda para o piloto de Fórmula 1, Fernando Alonso, trazendo motor V12 5.2 biturbo de 735 cv.
Inicialmente, o Valiant era um pedido de Alonso por uma versão ainda mais apimentada do Valour. Agora, a marca britânica resolveu que irá produzir só 38 unidades. E fez várias alterações mecânicas em relação ao Valour, de quem pega a base emprestada.
A principal vocação do Aston Martin Valiant é voar nas pistas. Por isso, ele passou por uma rigorosa dieta. Ele tem o chassi auxiliar traseiro impresso em 3D, o que reduziu o peso em 3 kg. O tubo de torque é de magnésio diminuindo o peso em 8,6 kg. A bateria de íons de lítio reduz o peso total em 11,5 kg e a adoção de rodas de magnésio de 21 polegadas baixou o peso final em 14 kg.
Vai trocar a marcha sim
Debaixo do capô do Valiant, está o motor V12 5.2 biturbo de 735 cv e 76,7 kgfm. O propulsor passou por atualizações em relação ao utilizado pelo Valour rendendo mais 30 cv. Os dois esportivos saem de fábrica equipados com câmbio manual de seis marchas e a tração traseira.
O interior do Aston Martin Valiant mostra o volante de três raios, que remete aos demais carros da marca, os bancos esportivos da linha Recaro Podium, há superfícies em fibra de carbono e os cintos de quatro pontos. A transmissão não é tampada, ou seja, todo o conjunto de engrenagens das marchas é mostrada aos ocupantes.
No quesito desenho, o Valiant não quer passar despercebido. Na dianteira, a ampla grade remete ao peixe bagre e é feita de fibra de carbono, assim como outras peças. Ele traz novos para-lamas e discos aerodinâmicos anexados às rodas. As saias laterais são inspiradas nos carros de Fórmula 1 e ele ainda tem um amplo aerofólio fixo.
O Aston Martin Valiant vem de série com amortecedores Multimatic Adaptive Spool Valve, que ajusta a parte de amortecimento em apenas seis milissegundos. Segundo o portal Carscoops, o modelo passou por melhorias nos modos de condução Sport, Sport+ e Track. Na dianteira, os discos de freio são de carbono e cerâmica de 410 mm e na traseira de 360 mm.
O esportivo exclusivo será lançado durante o Goodwood Festival Of Speed deste ano e suas entregas começarão no fim de 2024. Nas palavras de Marco Mattiacci, chefe da marca e diretor comercial, o Valiant foi inspirado no automobilismo e quer colocar o condutor numa experiência de condução única, emocional e intensa. Sua vinda ao Brasil ainda não foi confirmada.
O que você achou do Aston Martin Valiant? Daria uma voltinha bem acelerada nas pistas com ele? Conte nos comentários