A guerra de impostos sobre os carros começou de fato. Primeiro a Europa anunciou novas taxas de impostos para montadoras chinesas, inclusive beneficiando fortemente a BYD e acabando com as operações locais da GWM. Só que a China não deixou barato e revelou que vai sobretaxar carros de luxo europeus caso seus modelos sejam prejudicados na Europa.
A ideia do governo é aproveitar a crescente demanda por carros de luxo na China. O imposto incidirá sobre carros com motor acima de 2.5 litros, os quais, na grande maioria, são carros de luxo e esportivos. Segundo o China Passenger Car Association, foram 196 mil carros europeus vendidos com esse layout no ano passado, um aumento de 11%.
Só as montadoras alemãs exportaram US$ 1,2 bilhão em carros acima de 2.5 litros para a China. Com isso, o governo de Pequim quer subir o imposto dos atuais 15% para 25%. Só que, diferentemente do que fez a Europa, não haverá distinção e favorecimento para montadoras. Ou seja, a Porsche vai pagar o mesmo imposto da VW e da Mercedes.
Para tentar acalmar as coisas e resolver a questão de impostos de maneira mais civilizada possível, houve uma reuniao a portas fechadas com SAIC, BYD, BMW, Volkswagen, Porsche, Mercedes-Benz, Stellantis, Renault e mais duas marcas chinesas não reveladas junto ao Ministério do Comércio da China em Pequim.
Enquanto isso no Brasil, a taxa de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in importados para o Brasil será elevada de 10% para 18% a partir de julho. Isso impactará diretamente as vendas dos chineses, que têm dominado fortemente as marcas chinesas, que dominam essas categorias com carros mais baratos e mais eficientes.
Você acha que a pressão da China fará a Europa mudar a política de impostos para carros chineses? Conte nos comentários.