Vão longe sem gastar muito

Os 5 carros elétricos mais eficientes

Selecionamos os cinco carros elétricos mais eficientes à venda em nosso mercado de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular

BYD Dolphin Mini [divulgação]
BYD Dolphin Mini [divulgação]

Os carros elétricos deixaram de ser um sonho distante para se tornarem uma alternativa viável aos brasileiros que desejam se afastar dos postos de combustíveis e contribuir para uma mobilidade limpa e livre de emissões de poluentes.

Se antes ter um modelo eletrificado significava desembolsar altas quantias, atualmente é possível encontrar algumas opções na faixa dos R$ 100.000. Para não sofrer de ansiedade de autonomia, selecionamos cinco alternativas econômicas com consumo equivalente em km/l, como nos modelos a combustão interna.

Para calcular a média ponderada, utilizamos uma fórmula: somamos o consumo na cidade e na estrada, e dividimos o resultado por dois. Confira quais são os cinco modelos e veja qual se adapta melhor ao seu uso.

BYD Dolphin Mini (R$ 115.800)

BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]

O Dolphin Mini foi lançado em fevereiro deste ano, com preço de R$ 115.800. Disponível em versão única, ele é equipado com um motor elétrico instalado na dianteira que gera 75 cv e 13,7 kgfm. O alcance máximo declarado é de até 280 quilômetros.

O conjunto de baterias do tipo Blade possui capacidade de 38 kWh e pode ser recarregado em até 40 kW em um carregador do tipo DC, permitindo que a carga de 30% a 80% seja completada em apenas 30 minutos. As dimensões do elétrico são 3,78 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,58 m de altura e 2,50 m de entre-eixos.

Cidade: 58,6 km/l
Estrada: 41,9 km/l
Média: 50,25 km/l

BYD Dolphin (R$ 149.800)

BYD Dolphin [divulgação]
BYD Dolphin [divulgação]

O BYD Dolphin se destaca pela construção e excelente dirigibilidade. Lançado em junho do ano passado, ele introduziu a plataforma e-platform 3.0, voltada para veículos elétricos. A carroceria tem 4,12 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, além de oferecer 250 litros de capacidade no porta-malas.

O motor elétrico entrega 95 cv e 18,3 kgfm de torque, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Estão disponíveis três modos de direção (Normal, Eco e Neve), e a frenagem regenerativa pode ser ajustada em dois níveis.

Cidade: 51,9 km/l
Estrada: 43,5 km/l
Média: 47,7 km/l

Hyundai Kona EV – R$ 220.000

Kona Elétrico
Hyundai Kona Elétrico [Divulgação]

O Kia Kona chegou ao nosso mercado no ano passado oferecendo opções híbrida e totalmente elétrica. Entretanto, ele desembarcou no Brasil já defasado, mas oferece uma boa construção interna, assim como o conjunto elétrico entrega 136 cv e 40,3 kgfm, sendo alimentado pela bateria de 42 kWh posicionada no assoalho. Nas concessionárias consultadas, o preço do Kona EV é de R$ 220.000.

A próxima geração do Hyundai Kona também estará disponível nas versões elétrica e híbrida. Ele será mais espaçoso, com 4,35 metros de comprimento e 2,66 metros de entre-eixos, além de um porta-malas aumentado para 406 litros de capacidade. O modelo continuará oferecendo opções híbrida e elétrica. Esta última, com potências que variam de 156 cv a 218 cv.

Cidade: 52,5 km/l
Estrada: 40,6 km/l
Média: 46,55 km/l

Renault Kwid E-Tech

Renault Kwid E-Tech [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid E-Tech [Auto+ / João Brigato]

O Renault Kwid E-Tech é a versão eletrificada do subcompacto. Produzido na China ao lado do Dacia Spring, ele oferece seis airbags, faróis com ajuste de altura, sensor de ré, além de ar-condicionado, direção eletricamente assistida, controlador de velocidade e sistema multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A propulsão elétrica entrega 65 cv e 11,5 kgfm de torque.

Cidade: 52,7 km/l
Estrada: 39,6 km/l
Média: 46,15 km/l

Caoa Chery iCar (R$ 119.990)

carro elétrico mais barato do Brasil
CAOA Chery iCar [divulgação]

O Caoa Chery iCar é uma opção de mobilidade urbana limpa, com capacidade para até quatro ocupantes. Ele oferece 61 cv e 15,3 kgfm de torque, além de permitir ao condutor escolher entre os modos de condução Sport ou Eco.

O sistema regenerativo de energia, segundo o fabricante, pode ser ajustado em sete níveis. Apesar do tamanho compacto, com 3,20 metros de comprimento e 2,15 metros de entre-eixos, o teto solar panorâmico contribui para uma sensação de amplitude na cabine. Segundo o Inmetro, o alcance máximo é de 282 quilômetros.

Cidade: 50,8 km/l
Estrada: 38,6 km/l
Média: 44,7 km/l

Qual desses elétricos você compraria? Deixe a sua opinião nos comentários!