Não é o T-Cross

Volkswagen T-Cross vira mini Tiguan na China com visual exótico

Hoje na China, a Volkswagen já vende duas versões do T-Cross, mas a terceira se juntará seguindo a estratégia do Virtus chinês

T-Cross
Volkswagen Tharu XR [Ministério de Patentes da China]

Como se 19 SUVs não fosse pouco, a Volkswagen se prepara para lançar o 20º modelo na China. Na realidade, trata-se de mais uma variante do T-Cross, que será oferecido como Volkswagen Tharu XR. Vale lembrar que Tharu é o nome do Taos na China e XR é o sobrenome que o Virtus usa por lá, pois foi rebatizado como Lavida XR.

Como o novo Tharu XR é destinado a ser o SUV de entrada da Volkswagen na China, a marca decidiu usar a versão curta europeia do T-Cross. Com isso, o novo modelo tem entre-eixos reduzido, além do comprimento total 10,3 cm mais curto do que a variante padrão. No Brasil, o entre-eixos do T-Cross é o do Virtus com 2,65 m, na Europa é 2,59 m.

T-Tiguan XR

Esteticamente, o novo T-Cross chinês tem frente completamente diferente do modelo brasileiro e é fortemente inspirada no novo Tiguan. Os faróis são mais finos e tem prolongamento que se entende pela lateral do carro. A grade frontal é fina e abraça somente metade do logo da marca.

Volkswagen Tharu XR [Ministério de Patentes da China]
Volkswagen Tharu XR [Ministério de Patentes da China]

No para-choque, apliques pretos horizontais com dois frisos cromados deixam o estilo mais moderno, junto da abertura de ar trapezoidal. As rodas são as mesmas do T-Cross 2025 brasileiro, enquanto a coluna C recebe um prolongamento plástico imitando uma janela extra (que não existe).

Na traseira, a lanterna é mais fina, mas mantém os recortes originais do T-Cross. Elas são interligadas por uma barra luminosa bem mais fina do que no modelo brasileiro, trazendo o nome Tharu logo abaixo do logo e acima da placa. O para-choque tem aplique cinza bem aparente e refletores em L.

Mais fraco ou mais forte?

Lá na China, o Volkswagen Tharu XR será equipado com motores 1.5 MSI quatro cilindros aspirado ou 1.5 TSI quatro cilindros turbo. A variante menos potente entrega 110 cv, exatos 6 cv a menos do que o motor 1.0 TSI na versão mais fraca vista no Polo e no Virtus manual. Com a variante turbo, o modelo entrega 160 cv, ou seja, 10 cv a mais que o T-Cross Highline.

Você teria um Volkswagen Tharu XR ou prefere o T-Cross? Conte nos comentários.