Lá nos primórdios da humanidade, os carros não possuíam quase nenhuma assistência de direção. Então, era um esforço descomunal feito pelos motoristas para girar o volante do modelo. Por sorte, inventaram o sistema hidráulico, o qual foi um grande avanço. Mas, hoje já existe o conjunto elétrico. Vamos conhecer o funcionamento de cada um deles e suas vantagens e desvantagens.
Direção hidráulica
Segundo o portal Intermec Automotive, o sistema foi criado em 1876 e em 1900 foi patenteado por Robert Twyford. Mas, foi a partir de 1926 e sob os cuidados de Francis W. Davis que o sistema passou a equipar os carros de uma forma mais abrangente. Para funcionar, a direção hidráulica precisa de pistão e cremalheira, bomba hidráulica, reservatório de óleo, válvula e pinhão e tubulação de pressão.
O funcionamento acontece da seguinte maneira: o motorista vira o volante e o pinhão movimenta a válvula, que se abre e se conecta com a tubulação de óleo que sai da bomba hidráulica. Quanto mais o volante é esterçado, mas a válvula direciona a pressão do óleo para o lado que as rodas precisam girar. Com a pressão indo para um lado do pistão, a cremalheira é movimentada e o carro segue seu curso.
Fiat Mobi e Volkswagen Saveiro são exemplos de carros que ainda utilizam este conjunto de direção. Esse sistema é bem raro hoje em dia, vale lembrar.
Direção elétrica
A direção hidráulica é bem mais tecnológica do que a mecânica e a elétrica é a mais evoluída das três. Neste caso, o fluído sai de cena para abrir espaço para um motor elétrico. Quando o volante é girado, este motor é ativado por meio de sensores que entendem qualquer movimentação do volante.
Desse modo, o motor faz uma força extra sobre os eixos, girando as rodas. Essa força é aplicada seguindo a velocidade do veículo. Ou seja, quanto mais devagar o carro estiver, sua direção acaba por ser mais leve. Já em altas velocidades, como nas estradas, o conjunto fica mais pesado e direto.
Vale ressaltar que este motor elétrico não tem ligação com o propulsor do veículo. A direção elétrica não afeta o desempenho do modelo e ainda proporciona uma economia de combustível.
Hyundai HB20 e Chevrolet Onix Plus são carros que saem de fábrica com direção elétrica.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da direção hidráulica é que sua manutenção sai mais em conta, já que está há uns bons anos no mercado. Acaba por trazer uma sensação de carro na mão e é mais leve do que o conjunto mecânico. Só que, afeta um pouco o desempenho do modelo, precisa de revisão com certa periodicidade e precisa de atenção em todos os seus componentes.
Já a direção elétrica sai na frente por ser a mais leve dos três tipos, auxilia no consumo de combustível, não afeta a performance do veículo e sua manutenção também não é exagerada. Contudo, seu funcionamento precisa de acompanhamento, todo o cuidado envolve um pouco mais de dinheiro e não há tanta sensibilidade do volante.
Você gosta de qual tipo de direção? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários