Avessos ao posto

Pulse e Kardian são SUVs compactos mais econômicos do Brasil

Diferentemente de tantos outros SUVs que adoram um posto de gasolina, esses modelos são os mais econômicos, com destaque para Pulse e Kardian

SUVs
Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]

Em dúvida entre quais SUVs compactos levar para casa? Um modelo mais econômico pode ser uma boa solução para quem busca gastar pouco dinheiro no abastecimento, mas sem recorrer a modelos totalmente elétricos ou híbridos bem mais caros. 

Por isso, listamos aqui os 5 SUVs compactos mais econômicos do Brasil. Os modelos os quais você vai fugir do posto de gasolina se tiver algum deles na garagem. Os dados foram fornecidos pelo INMETRO na tabela PBE veicular. Para compor a lista, os carros foram classificados a partir do índice de Consumo Energético (MJ/km).

1. Fiat Pulse 1.3 Firefly

Fiat Pulse 1.3 Drive [divulgação]
Fiat Pulse 1.3 Drive [divulgação]

Único de todos os SUVs da lista a usar motor aspirado, o Fiat Pulse de entrada conta com motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado e opção de câmbio manual ou CVT. O consumo nas duas variantes é igual, marcando 9 km/l na cidade com etanol e 10,4 km/l na estrada. Já com gasolina são 12,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

2. Renault Kardian

Renault Kardian Premiere Edition [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian Premiere Edition [Auto+ / João Brigato]

Campeão de consumo baixo entre os SUVs turbo, o Renault Kardian se consagra na segunda posição. Ele consegue fazer 9 km/l na cidade com etanol, enquanto na estrada marca 9,7 km/l com o mesmo combustível. Trocando para gasolina, o modelo marca 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

3. Fiat Pulse 1.0 T200

Pulse Audace 2023 [divulgação]
Pulse Audace 2023 [divulgação]

Trazendo o mesmo motor 1.0 três cilindros turbo e câmbio CVT que colocou o Citroën C3 Aircross na lista dos SUVs compactos mais gastões do Brasil, o Fiat Pulse vira o jogo. No italiano, a marca é de 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, ambos usando etanol. Já na gasolina, respectivamente, ele faz 12,1 km/l e 14,4 km/l.

4. Fiat Fastback 1.0 T200

Fiat Fastback T200 [divulgação]
Fiat Fastback T200 [divulgação]

Culpe o peso extra da carroceria cupê e fica clara a discrepância sutil de consumo entre o Fastback e o Pulse com o mesmo motor. Ambos os SUVs marcam 8,4 km/l na cidade, mas o cupê chega a 10,2 km/l na estrada com etanol. Já na gasolina, a diferença é maior: 11,9 km/l na cidade (mais gastão que o Pulse) e 14,6 km/l na estrada (mais econômico que o irmão)

5. Volkswagen T-Cross 1.0 TSI

Volkswagen T-Cross Comfortline [divulgação]
Volkswagen T-Cross Comfortline [divulgação]

O maior modelo de toda essa lista de SUVs, o Volkswagen T-Cross fecha a lista também usando motor 1.0 três cilindros turbo. Com ele, a VW tem média de etanol de 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Por outro lado, com gasolina são 11,9 km/l e 14,3 km/l na mesma situação de rodagem.

Qual desses SUVs você teria na sua garagem? Conte nos comentários.


>> Renault Kardian vs. Fiat Pulse | Comparativo

>> Governo Macron determina boicote aos SUVs

>> Os 5 SUVs compactos mais gastões do Brasil