Pergunta da Semana

Que carro foi valorizado só quando morreu? | Pergunta da Semana

Enquanto estava em linha, não era valorizado. Mas foi deixar de ser produzido que esse carro ganhou outro status

Renault Megane Grand Tour [divulgação]
Renault Megane Grand Tour [divulgação]

Quase toda mãe diz a frase: “quando eu morrer, vocês vão aprender a me valorizar”. Só que não somente as matriarcas deveriam dizer isso, mas no Brasil tem carro que também tem direito a essa frase. Por isso, na Pergunta da Semana, queremos saber: que carro foi valorizado só quando morreu?

Para que sua resposta faça parte da lista completa na sexta-feira, deixe sua sugestão na caixa de comentários ou através das nossas redes sociais. Mas antes, as escolhas da nossa equipe de jornalismo. 

Honda Civic nacional – João Brigato / editor chefe

Honda Civic Touring [divulgação]
Honda Civic Touring [divulgação]

Ainda que o novo Civic seja um carro incrível, a geração anterior era mais acessível ao público geral por ser produzida no Brasil. O modelo era o único que conseguia, de alguma maneira, incomodar o Toyota Corolla. Mas, depois que virou importado, os preços do modelo nacional não caíram mais e o público passou a desejar ele ainda mais.

Toyota Corolla Fielder – Rafael Pocci Dea / editor assistente

Toyota Corolla Fielder (divulgação)

A falta que as peruas fazem é gigantesca. Prova disso é que a Toyota Corolla Fielder nunca teve seu local preenchido, ainda que o Corolla Cross tente. Uma perua em bom estado de conservação dura pouquíssimo em estoque e, em sua maioria, são vistas bem cuidadas nas ruas. 

Renault Megane Grand Tour – Leo Alves / repórter

Renault Megane Grand Tour [divulgação]
Renault Megane Grand Tour [divulgação]

Reforçando o fato de que as peruas só foram verdadeiramente valorizadas depois que saíram de linha, a Renault Megane Grand Tour é outro exemplo. Quando era zero, era rejeitada por ser francesa. Mas depois que saiu de linha, foi endeusada pelas pessoas e hoje é muito mais querida do que o sedã – que sempre vendeu mais.

Fiat Punto – Felipe Yamauchi / repórter

Fiat novo Punto [divulgação]
Fiat Punto [divulgação]

Quando a Fiat tinha Uno, Palio, Punto e Bravo, o Fiat Punto era visto como o hatch divertido e um pouco mais sofisticado que modelos mundanos. Tinha teto solar, dinâmica interessante e uma gama completa de motores. O Argo surgiu mais como um novo Palio com algumas amenidades para pegar o público do Punto, mas não é a mesma coisa. 

E para você: que carro só foi valorizado depois que saiu de linha? Conte nos comentários.


>> 10 carros mais econômicos do Brasil

>> 5 carros com expressões faciais

>> Volantes dos carros podem ganhar uma tela no centro