Ele ainda é um craque?

Chevrolet Equinox RS: complexo de Cristiano Ronaldo | Avaliação

Perto de aposentar a geração atual, o Chevrolet Equinox RS ainda bate um bolão, mas será que o preço justifica a compra?

Chevrolet Equinox RS [Auto+/Leo Alves]
Chevrolet Equinox RS [Auto+/Leo Alves]

O Chevrolet Equinox RS anda um pouco esquecido. Lançado no Brasil em 2017, o SUV médio foi reestilizado em 2021 no exterior, chegando por aqui em 2022 e mantendo o visual desde então. Durante esses dias de convivência com ele, refleti que sua situação lembra a de grandes jogadores de futebol perto da aposentadoria: ninguém nega que o talento ainda existe, mas o peso da idade chega.

Por isso, escolhi o craque português Cristiano Ronaldo para ilustrar essa linha de pensamento. O CR7 está com 39 anos, mas ainda joga em um bom nível. Caso escolhesse jogar agora no Brasil, ainda renderia horrores, mas com um custo estratosférico. Assim como o jogador lusitano, o Equinox ainda bate um bolão, mas cobra por isso e sabemos que a aposentadoria dessa geração está próxima.

Afinal, o modelo é importado e no exterior ele já recebeu uma nova geração, que inclusive foi flagrada já em testes no Brasil. Por isso, os R$ 225.710 cobrados pela versão RS coçam a cabeça. Afinal, seu custo também é alto, e há outros competidores em grande fase e que custam até menos. Tal qual um jogador de base promissor.

Chevrolet Equinox RS [Auto+/Leo Alves]
Chevrolet Equinox RS [Auto+/Leo Alves]

Desempenho do Chevrolet Equinox

Desde que foi lançado no Brasil, o Equinox tem seu desempenho destacado pela Chevrolet. Só que, assim como o CR7, ele já brilhou mais em seu auge. Quando chegou, o modelo era equipado com o motor 2.0 turbo de 262 cv. Só que isso ficou no passado. Hoje, o SUV só utiliza o propulsor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm de torque. 

Mesmo com essa mudança, o desempenho ainda agrada. Ele alcança os 100 km/h em 9,2 segundos, com velocidade máxima de 199 km/h. Na vida real, em momento algum senti falta de fôlego no SUV. Mesmo sendo um caixote de 4,65 m e pesando 1.561 kg, ele consegue entregar um excelente desempenho na cidade e na rodovia. Em ultrapassagens, basta pisar mais fundo para o câmbio reduzir e deixar o desempenho fluir.

Chevrolet Equinox RS [Auto+/Leo Alves]
Chevrolet Equinox RS [Auto+/Leo Alves]

No entanto, o comportamento do câmbio automático de seis marchas é curioso. Ele lembra o funcionamento de um CVT, mesmo sendo um automático convencional. Você pisa, ele reduz e faz o motor berrar, para depois morrer de uma vez. Um tanto irritante, mas ao menos as trocas são silenciosas. 

Vale lembrar que a versão RS não tem a tração integral. Para ter acesso a ela, é necessário partir para a configuração Premier, que custa R$ 247.650. A vantagem da tração apenas na dianteira é um consumo melhor. Nos testes, o Equinox fez média de 9,7 km/l após 500 km rodados em cidade e estrada.

Os dados oficiais dizem que o SUV consome 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, sempre com gasolina, já que é o único combustível que o modelo consome. É um contraste frente a maioria dos rivais, que usa motor flex há muito tempo.

Espaço generoso 

Chevrolet Equinox RS [Auto+/Leo Alves]
Chevrolet Equinox RS [Auto+/Leo Alves]

Além do desempenho, o Chevrolet Equinox se destaca pelo amplo espaço interno. O entre-eixos de 2,72 m permite que cinco adultos se acomodem confortavelmente, com o benefício de o assoalho traseiro ser plano. Há saída de ar e duas portas USB para quem vai atrás, além de uma porta 12V. Ou seja, ninguém passa calor ou fica sem bateria.

Outro destaque é o porta-malas de 468 litros. Ele é um dos maiores da categoria, embora seja um pouco raso. Mas ao menos há espaço suficiente para as malas em viagens. E no fundo do bagageiro há um estepe temporário, daqueles fininhos. Pode não ser tão bom quanto uma quinta roda funcional, mas ao menos não é um kit de reparo.

Chevrolet Equinox RS [Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

Chevrolet Equnox e sua condução exemplar

Mesmo com o amplo espaço, quem ocupa o melhor lugar do Chevrolet Equinox é o motorista. A dirigibilidade do SUV é exemplar, com um acerto de suspensão na medida e um apetite para curvas que não é comum aos utilitários. Mesmo preferindo modelos mais baixos, tenho que tirar o chapéu para o modelo. 

A direção elétrica é leve para manobras, mas tem o peso certo em altas velocidades. Só é completamente anestesiada, sem transmitir nada ao condutor, mas o seu acerto é voltado para o conforto, então está tudo bem. Se fosse um esportivo, isso seria um problema. No caso de um SUV familiar, esse detalhe passa batido.

[Auto+/Leo Alves]

Como dito anteriormente, o desempenho é mais do que suficiente. Mas o motor 2.0 turbo faz falta. Quando o Equinox utilizava esse propulsor, ele era imbatível ao volante. Agora, ele ainda é bom, mas quem andou na versão mais potente sabe bem como é a diferença de desempenho.

Onde o bicho pega

O tempo é implacável e sua ação deixa marcas visíveis. No caso do SUV da Chevrolet, o visual ainda passa despercebido, mas a cabine entrega a idade do modelo. Basta entrar no carro para perceber que se trata de um projeto da década passada. O painel mais arredondado mostra que o SUV está na estrada há bons anos.

[Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

Além de ser datado, há muito plástico na cabine. Isso é aceitável para um carro de entrada, mas em um SUV de R$ 225 mil, não tem como passar pano. Há sim o uso de materiais sensíveis ao toque, mas o plástico duro é bastante aparente.

E, por mais que não seja um ponto que me irrita, o fato do painel de instrumentos ser analógico certamente frusta os possíveis compradores. Eu gosto dele, mas não sou o mercado. E quando até a Spin já usa um painel digital, fica difícil defender o Equinox.

A central multimídia de oito polegadas também parece pequena no painel, embora tenha um funcionamento exemplar. Ao menos o espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay são feitos sem a necessidade de cabos.

[Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

Veredito 

Como veículo, o Chevrolet Equinox ainda se sai muito bem. Seu desempenho é bom, o espaço é amplo e o SUV foi feito para quem gosta de dirigir. No entanto, como produto, talvez esse não seja o melhor momento para comprá-lo. Afinal, a nova geração bate à porta, e pode estrear no Brasil ainda em 2024.

E tudo mudou, até mesmo o estilo do carro, que ficou mais quadradão e com visual mais robusto. Caso cogite a compra do modelo, tente um bom desconto. Certamente o Equinox atual pode atender bem por bons anos, mas saiba que em breve ele estará desatualizado.

Voltando ao futebol, ele ainda joga bem e pode se destacar, como o Cristiano Ronaldo. Mas há um preço para isso. E há diversos outros talentos que custam menos, são mais novos e que também têm bons atributos. 

[Auto+/Leo Alves]
[Auto+/Leo Alves]

O que acha do Chevrolet Equinox? Compraria o SUV? Deixe nos comentários a sua opinião.