Nos últimos meses estamos vendo um forte movimento das montadoras na direção oposta da tão prometida virada 100% elétrica. A Volvo, por outro lado, é uma que mantém firme seu posicionamento. Só que os cliente estão mostrando que preferem os modelos híbridos e a combustão da marca do que os elétricos.
Segundo reportagem do Carscoops, o Volvo S60 teve um aumento de 255% nas vendas nos EUA em relação ao ano passado. Mesmo sem nenhuma novidade ou atualização, o sedã híbrido tem encantado mais consumidores do que seu irmão C40. O SUV cupê elétrico, inclusive, viu suas vendas despencaram 89,1% no mesmo período.
Na prática, a Volvo vendeu apenas 91 C40 em maio de 2024 nos EUA contra 1.365 unidades do S60 no mesmo período. No ano passado, o SUV cupê emplacou 832 unidades, enquanto o sedã só foi vendido a 358 novos clientes. Todos os carros que a Volvo vende em versões a combustão cresceram nas vendas nos EUA, enquanto o C40 puramente elétrico caiu.
Será esse um indicativo de que a febre dos carros elétricos passou? Ou que as marcas precisarão encontrar um equilíbrio entre modelos puramente a combustão, totalmente elétricos e híbridos? Ao que tudo indica, o equilíbrio de ofertas será mais interessante ao consumidor, já que nem todo mundo quer um elétrico ou quer um carro assim.
Enquanto isso no Brasil
Vale ressaltar que no Brasil a Volvo atualmente conta só com SUVs. Os modelos EX30, XC40 e C40 são totalmente elétricos, enquanto XC90 e XC60 trazem motorização a combustão. Nos dados fechados do mês de maio, o único carro da marca a aparecer entre os 50 carros mais vendidos do Brasil é o elétrico EX30. Entretanto, o líder no acumulado é o XC60.
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