Best friend do meio ambiente

Baseado em um VW, a Ford começa a produzir Explorer elétrico

A Ford quer manter sua meta de ser elétrica logo mais e o Explorer elétrico é mais um passo em direção o seu objetivo

Ford Explorer EV [divulgação]
Ford Explorer EV [divulgação]

Para quem se lembra, a Ford e a Volkswagen já foram parceiras próximas e agora que a amizade voltou, novos modelos estão sendo desenvolvidos e o Explorer elétrico é um deles. Baseado no Volkswagen ID.4, o novo SUV está destinado ao público europeu e já teve sua produção em larga escala iniciada na Alemanha, segundo o portal Autoevolution.

A ideia é que o Explorer elétrico venha para fazer companhia aos demais modelos 100% elétricos da marca, como é o caso do Mustang Mach-E. Ele está sendo produzido na fábrica de Colônia, na Alemanha e é destinado ao mercado europeu e do Reino Unido. Como a Volkswagen e a Ford são parceiras em determinados projetos, este SUV possui algumas peças dos carros alemães.

Uma das coisas compartilhadas entre essas marcas é a plataforma MEB. O Ford Explorer elétrico também utiliza os motores elétricos do Volkswagen ID.4. Suas versões mais baratas podem ter 170 cv ou 231 cv e autonomia pelo ciclo WLTP de 351 km ou 539 km. Há também uma variante mais potente. Ela traz dois motores elétricos, os quais rendem 340 cv e autonomia é de 491 km.

Ford Explorer EV [divulgação]
Ford Explorer EV [divulgação]

Mudança grande

A planta de onde está saindo o Explorer elétrico recebeu um pesado investimento de cerca de US$ 2 milhões para atualizar seu maquinário. Desse modo, é de lá que saem grande parte da linha elétrica da Ford para o mercado europeu. Segundo o vice-presidente de produção da marca na Europa, Kieran Cahill, o início da produção deste SUV marca uma nova era para toda a montadora.

No quesito visual, o Ford Explorer elétrico chama atenção pelo porte encorpado. De modo geral, ele prioriza linhas mais retas e conservadoras. Na dianteira, os faróis são interligados e bem no meio do capô, está o nome do SUV inscrito. Nas laterais, os destaques são as rodas amplas.

[divulgação]

Atualmente, ele será oferecido apenas ao mercado europeu e não há previsão de que seja ofertado por aqui.

O que você achou do Ford Explorer elétrico? Andaria nele, caso viesse ao Brasil? Conte nos comentários


>> Que carro parece ter sido esquecido pela marca? | Pergunta da Semana

>> Exclusivo: Pulse e Fastback terão teto solar em de maio de 2025

>> Segredo: Fiat vai eletrificar todos os carros com motor turbo