O chassi biarticulado representa o maior veículo elétrico no portfólio mundial da Volvo, e sua validação teve início em Curitiba (PR), onde também será fabricado após o lançamento comercial. A marca planeja exportá-lo para cidades que adotam o sistema BRT (Bus Rapid Transit). Os próximos testes ocorrerão em Bogotá, Colômbia, e na Cidade do México.
André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, afirma que um BRT pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um sistema de metrô, porém, com custos de implantação e operação significativamente menores, além de emissões zero. Com carrocerias de 28 metros, o veículo pode transportar até 250 passageiros.
O biarticulado elétrico mantém as características de seu antecessor a diesel. Ele compartilha o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão, mas adota o trem de força elétrico presente nos caminhões, ônibus e equipamentos de construção do fabricante.
Equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW (ou 540 cv), o ônibus biarticulado da Volvo possui um câmbio automatizado de duas marchas baseado na transmissão I-Shift.
O ônibus biarticulado da Volvo pode ser equipado com até oito baterias, totalizando 720 kWh de capacidade, garantindo autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e da potência da estação de carregamento. Além disso, há a opção de um carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT.
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