O Fiat 500 Abarth já é um esportivo bastante interessante, já que une a potência do motor 1.4 turbo com a leveza do hatch. Só que o ser humano nunca está satisfeito, então uma preparadora italiana resolveu preparar uma versão ainda mais absurda do carro.
Chamado de Giannini Spettacolo, o Fiat 500 mais extremo realmente é um espetáculo, ao menos no desempenho, já que o visual é meio polêmico. O motor segue sendo o 1.4 turbo, mas ele agora entrega 250 cv de potência e 36,7 kgfm de torque.
Para extrair quase 100 cv a mais do conjunto, a preparadora modificou o turbo e o intercooler. A parte não tão empolgante é que o modelo utiliza um câmbio automatizado de cinco marchas, igual ao finado Dualogic. Porém, é possível encomendar o esportivo com uma transmissão manual.
História da preparadora do Fiat 500
Mesmo sem ser tão conhecida no Brasil, a Giannini tem uma trajetória parecida com a Abarth. A preparadora foi fundada nos anos 1960, e se tornou conhecida por extrair mais desempenho do Fiat 500 da época. Mas a fabricante modificou outros veículos, vencendo competições do automobilismo. Até mesmo o Uno ganhou uma versão modificada pela empresa, nos anos 1990.
Depois de algumas décadas esquecida, a preparadora tenta voltar à vida com o Spettacolo. Hoje a marca Giannini é licenciada, e o 500 modificado foi um projeto encabeçado pela união de algumas empresas italianas.
Serão poucas unidades fabricadas do Giannini Spettacolo. O Fiat 500 demoníaco só terá 200 unidades produzidas, com cada uma sendo vendida a 133 mil euros, o que dá cerca de R$ 750 mil na cotação atual.
O que achou do Fiat 500 feito pela Giannini? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> BYD Song Pro começa a desembarcar no Brasil
>> Quase imortais: os 5 carros fabricados por mais tempo no mundo
>> 5 carros que tiveram séries especiais marcantes