.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Adeus ao oito cilindros

Ram 1500 V8 está com os dias contados no Brasil 

Com baixo estoque das versões V8, a Ram já se prepara para trazer os modelos com motor de seis cilindros biturbo ainda em 2024

RAM 1500 Rebel V8 [divulgação]
RAM 1500 Rebel V8 [divulgação]

Nesta semana, a Ram 1500 Classic R/T foi lançada como uma versão de despedida do motor V8 na geração antiga da caminhonete. Só que não será apenas a Classic que vai deixar de ter o propulsor de oito cilindros no Brasil. Em breve, as versões Rebel e Limited também vão aposentar o propulsor V8 Hemi por aqui.

Na realidade, isso já era esperado. Afinal, como essas caminhonetes são importadas, era inevitável que essa mudança acontecesse. Nos Estados Unidos, o motor 3.0 biturbo de seis cilindros, que pertence à família Hurricane, aposentou os V8 Hemi, por conta das leis de emissão.

Dessa forma, as unidades V8 que ainda existem no Brasil são parte do antigo estoque. E a Ram confirmou que trabalha com as últimas unidades V8 no país. O vice-presidente da Ram na América do Sul, Juliano Machado, disse ao site Motor1 que a fabricante já tem trabalhado no processo de homologação da 1500 3.0 biturbo.

RAM 1500 Limited [divulgação]

Entretanto, como o estoque está no fim, tudo indica que pode haver um desabastecimento da Ram 1500 por algum tempo no Brasil. Juliano disse que será um grande desafio administrar as unidades que ainda restam por aqui, enquanto a versão com o novo motor não chega.

Ram 1500 3.0 biturbo

A Ram 1500 com o motor de seis cilindros conta com duas opções de potência nos Estados Unidos: 426 cv e 64,8 kgfm de torque, ou 547 cv e 72 kgfm. Ainda não está certo qual delas será vendida no mercado brasileiro.

Ram 1500 Ramcharger [divulgação]
Ram 1500 Ramcharger [divulgação]

O Motor1 diz também que a versão híbrida da caminhonete a Ramcharger, está cotada para o mercado brasileiro. Futuramente, até mesmo a versão totalmente elétrica, e que está em fase final de desenvolvimento, pode vir para o mercado brasileiro.

O motor V8 vai fazer falta na Ram 1500? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Ram Classic R/T é edição especial de despedida da caminhonete

>> BYD Song Pro começa a desembarcar no Brasil

>> VW Polo Rock in Rio é a mistura do Track com 1st Edition