Pergunta da Semana

O que mais te irrita em um carro novo hoje? | Pergunta da Semana

Quer seja um item de série inútil ou uma nova mania das montadoras, há algo em um carro atual que te irrita profundamente? 

Volkswagen ID.Buzz [divulgação]
Volkswagen ID.Buzz [divulgação]

A tecnologia vem para nos auxiliar, assim como as inovações e mudanças de mercado. Mas existem algumas montadoras que insistem em tentar reinventar a roda sempre que lançam um carro novo. O problema é quando isso vira uma tendência. Por isso, nessa edição da Pergunta da Semana, queremos saber: o que mais te irrita em um carro novo hoje?

Para que sua resposta apareça na lista final na sexta-feira, use a caixa de comentários dessa matéria ou post dedicado nas nossas redes sociais. Mas antes, a sugestão da nossa equipe de jornalismo.

Volante com comando touch – João Brigato / Editor chefe

Volkswagen Tiguan Allspace [divulgação]
Volkswagen Tiguan Allspace [divulgação]

Sinceramente, quem achou que colocar comandos touch no volante de um carro seria uma ótima ideia? Afinal, o volante é um lugar que suas mãos deslizam de um lado para o outro e, ao fazer uma curva, por conta desses benditos comandos touch você pode acabar trocando de música ou, como no Tiguan Allspace, ligar sem querer o aquecimento do volante.

Todos os comandos na central multimídia – Rafael Pocci Dea / Editor assistente

Volvo EX30 [Auto+ / João Brigato]

Comandos físicos servem para ajudar a controlar rapidamente as coisas, enquanto a central multimídia eliminou vários comandos que não eram necessários para deixar o visual mais limpo. Mas algumas marcas estão indo muito além do que deveriam. A ditadura da central multimídia chegou a tanto que o Volvo EX30 tem o painel de instrumentos na central.

Park Assist – Leo Alves / Repórter

Chevrolet Onix Plus [divulgação]
Chevrolet Onix Plus [divulgação]

Além de ser um item relativamente inútil em um carro novo, ele também faz com que o preço dos modelos suba muito. É uma tecnologia cara, mas que não funciona tão rápido e eficientemente quanto o próprio motorista fazer a baliza. No final das contas, servirá para mostrar ao vizinho. 

Não ter multimídia – Felipe Yamauchi / Repórter

[Auto+ / João Brigato]

Em um mundo onde o carro mais barato do Brasil passa dos R$ 70 mil, ter uma central multimídia já chega a ser questão de dignidade. Hoje as centrais são tão integradas aos carros, que é através delas que vários aspecto dos modelos são controlados e personalizados. Quando a marca não oferecer a central, precisa se virar nos 30 com o painel.

E para você: que item mais te irrita em um carro hoje em dia? Conte nos comentários. 


>> Volvo EX30 coloca as quatro rodas no vespeiro | Impressões

>> 5 gerações polêmicas de carros amados pelo Brasil

>> 5 carros 4×4 vendidos no Brasil que são esquecidos