Mais dinamismo e agilidade

Audi A5 Sportback aumenta tração e diversão | Impressões

Antes somente com tração dianteira, agora o Audi A5 Sportback chega com a tração integral quattro para aumentar o dinamismo

Audi A5 Sportback
Audi A5 Sportback/Rafael Dea

Se para bom entendedor meia palavra basta, a sigla A5 diz muito dentro do universo da Audi. Lançado no Brasil na carroceria coupé de duas portas em 2008, à época era um rival do BMW 325 iA. Porém, ao longo dos anos o A5 também ofereceu as variantes Cabriolet (conversível), S5 e RS5, além da praticidade das quatro portas na versão Sportback a partir de 2010.

Essa receita de unir o conforto dos sedãs à esportividade dos coupés deu frutos, pegando carona no Mercedes-Benz CLS (sigla para Coupé Light Sport) e no Volkswagen Passat CC (Comfort Coupé). Só que parecia faltar algo no esportivo da Audi.

A novidade na linha 2024, tanto do A5 Sportback quanto do sedã A4, está na introdução da tração integral quattro com tecnologia Ultra (utilizada pela primeira vez no A4 Allroad em 2016), assim como ajustes mecânicos; o que já era bom ficou melhor.

Audi A5 Sportback 2024
Audi A5 Sportback/Rafael Dea

Dupla identidade

São duas versões que integram os lançamentos da marca em celebração aos seus 30 anos de atuação no Brasil em 2024. O A5 Sportback 2.0 TFSI Advanced quattro custa iniciais R$ 359.990.

Entre os itens de série, inclui ar-condicionado de três zonas, teto solar panorâmico, quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit de 12,3”, além de controlador de velocidade adaptativo, faróis Full LED Matrix e rodas de 19” com pneus de medidas 255/35. 

Audi A5 Sportback 2024
Audi A5 Sportback/Rafael Dea

Já o A5 Sportback 2.0 TFSI S Line quattro (R$ 394.990) se diferencia pelos bancos esportivos (os dianteiros elétricos com memória para o motorista), soleiras de portas em alumínio iluminadas, áudio com dez alto-falantes, acabamentos internos em preto brilhante/alumínio escovado fosco e pedaleiras esportivas. As rodas de 20” calçadas com pneus de medidas 265/30 deixam à mostra as pinças de freio vermelhas.

De acordo com a Audi, o opcional disponível na configuração Advanced é a pintura metálica/perolizada (R$ 2.200), enquanto na S Line são cobrados à parte o áudio da Bang&Olufsen (R$ 9.000), o pacote interior S Line (R$ 10.000), o pacote Black (R$ 7.000) e a pintura metálica/perolizada (R$ 2.200).

Beleza se põe à mesa?

Um dos destaques do A5 Sportback está na harmonia das linhas juntamente às portas com ausência de molduras. Um charme à parte. Com 4,75 m de comprimento, 2,02 m de largura (incluindo os retrovisores), baixos 1,386 m de altura, espaçosos 2,82 m de entre-eixos e 465 litros de porta-malas. Só que, sem dúvidas, é um dos carros mais belos à venda em nosso mercado.

Tudo muito bonito, mas é ao volante que o Audi A5 Sportback prova a sua eficiência. Ele sempre deixa um gosto de não querer largar o volante tão cedo. É como sempre digo há anos: “números não dizem nada, o que vale é a experiência de condução!”.

A típica precisão alemã dá as caras antes da partida: a ótima posição de dirigir é conquistada com poucos ajustes. Se antes o Audi A5 Sportback era ofertado só com a tração dianteira, agora mudou de figura. A principal diferença você nota pela maior capacidade de acelerar, aumentando o dinamismo.

Audi A5 Sportback 2024
Audi A5 Sportback/Rafael Dea

Isso ficou comprovado durante o nosso primeiro contato na pista de testes da Goodyear, no interior de São Paulo. O propulsor de quatro cilindros em linha 2.0 turbinado em conjunto ao câmbio S Tronic de sete marchas rende 204 cv e 32,6 kgfm permitindo um 0 a 100 km/h em breves 6,8 segundos (0,4 segundo mais rápido). Já a velocidade máxima declarada é de 210 km/h (limitada eletronicamente).

A introdução da tração integral quattro elevou as credenciais do Audi A5 Sportback – esse sistema surgiu oficialmente em 1980, no Salão de Genebra. Atualmente, já são mais de 10 milhões de veículos comercializados em mais de quatro décadas da tração quattro ao redor do mundo. No Brasil, apenas o A3 Sportback e o A3 Sedan não a utilizam.

Audi A5 Sportback
Audi A5 Sportback/Rafael Dea

Afiado como uma navalha

O Audi A5 Sportback é um carro afiado e desde a marcha lenta já entrega um comportamento aceso junto de um baixíssimo turbolag (aquele atraso antes do turbocompressor pegar para valer).

Entre 1.500 rpm e 4.000 rpm ele acelera com vigor, cooperado pelo trabalho eficiente do câmbio de sete marchas, que muda brevemente as marchas possibilitando um melhor aproveitamento do motor 2.0 turbo.

Audi A5 Sportback 2024
Audi A5 Sportback/Rafael Dea

Não há engasgados ou hesitações na entrega do poderio e as reduções de marchas elevam o giro do motor possibilitando saídas fortes de curvas. Nessa situação, o Audi A5 Sportback equipado com a tração quattro com tecnologia Ultra é capaz, em condições normais, distribuir o torque na ordem de 100% na dianteira. Além disso, não mostra uma vocação em ser subesterçante (saída de frente).

O modelo também não demonstra a tendência de mergulhar a frente nas frenagens mais fortes, bem como a calibração das suspensões inibe a rolagem da carroceria. Ou seja, com 204 cv e mais de 32 kgfm, esse Audi entrega boas doses de diversão ao volante.

Saindo dessa condição em piso seco para o molhado o A5 Sportback revelou igual precisão. No molhado, ele possibilitou atacar o circuito especialmente preparado. Ao abusar do acelerador, a direção rápida e precisa tanto ao esterço quanto ao retorno possibilitou retomar o controle sem esforços tampouco pregar sustos. Realmente, a inclusão da tração quattro fez muito bem à dinâmica do Audi A5 Sportback.

Veredicto

O Audi A5 Sportback é um carro indicado a quem busca conforto e tecnologia para as atividades cotidianas ou para levar a família nos passeios. Claro, sem abdicar de uma condução acesa e divertida. Ele segue à risca o slogan do fabricante de Ingolstadt: Vorsprung durch Technik (avanço pela tecnologia, em tradução livre).

Se você tiver essa quantia disponível na conta, o A5 Sportback é uma compra para lá de indicada. Ele se soma ao sedã A4, ao SQ8 e-tron, ao RS 6 Avant Performance e ao RS 6 Avant Legacy, todos modelos lançados no primeiro trimestre de 2024. No segundo semestre, está prevista ainda a chegada do Q6 e-tron, que inaugura uma nova fase de modelos elétricos da marca.

O que você acha do Audi A5 Sportback? Conte nos comentários sua opinião e se teria o modelo.


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