Ainda que no Brasil o segmento esteja pouco movimentado, tendo somente Honda Civic Type-R e Toyota GR Corolla em poucas unidades, lá fora a categoria de hot hatches ferve. Prova disso é que o recém-renovado Volkswagen Golf ganhará uma variante ainda mais potente do GTI. Batizada de Clubsport, a versão quer o reinado do Civic Type-R.
Ainda sem divulgar números ou dar especificações maiores para além das imagens com camuflagem, a Volkswagen promete bastante com o Golf GTI Clubsport. A marca afirma categoricamente que esse será o mais potente Golf de tração dianteira da história, lembrando que o GTI Clubsport anterior tinha 300 cv.
Vale lembrar que a marca tinha o Golf R antes da reestilização com 315 cv e apresentou uma edição especial com 333 cv. Contudo, a versão R tem tração integral, enquanto o GTI é sempre de tração dianteira. Rumores apontam que o novo R será híbrido, o que pode elevar ainda mais a potência e colocar o Clubsport nos mesmos 315 cv do antigo R.
Aperfeiçoado em Nürburgring
A marca afirmou também que desenvolveu um modo de condução especial ainda mais esportivo desenvolvido em Nürburgring. Ou seja, a briga com o Type-R fica ainda mais clara, visto que ele é o rei do circuito alemão quando consideramos carros com tração dianteira. Além disso, ele terá mudanças no câmbio DSG de sete marchas.
Do lado de fora, o GTI Clubsport se diferencia do Golf GTI normal pelos para-choques com parte inferior modificada para entregar melhor aerodinâmica. Além disso, o modelo mais bravo tem rodas de liga-leve exclusivas 8kg mais leves que o conjunto original, além de aerofólio traseiro maior.
Você acha que o Golf GTI faria sucesso no Brasil se a Volkswagen resolvesse vendê-lo pro aqui? Conte nos comentários.
>> Flagra do VW Taos reestilizado tenta esconder visual chinês
>> Volkswagen já faz testes com sucessor do Tiguan Allspace