SUVs elétricos!

Volvo EX30 vs BYD Yuan Plus: qual o melhor SUV elétrico?

Invadindo o segmento de modelos não de luxo, o Volvo EX30 terá como principal rival no Brasil o BYD Yuan Plus. Mas como é essa briga?

Volvo EX30 vs BYD Yuan Plus [divulgação]
Volvo EX30 vs BYD Yuan Plus [divulgação]

Desde que a Volvo anunciou o novo EX30 no Brasil, ficou claro que a marca queria oferecer um SUV elétrico de luxo pelo mesmo preço de modelos a combustão de marcas generalistas. Por mais que o alvo esteja cravado em Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, o verdadeiro rival do Volvo EX30 é o BYD Yuan Plus.

Por isso, enquanto o novo modelo não chega à frota de imprensa da marca para um comparativo de verdade, trouxemos os dois modelos para um embate de fichas técnicas. Afinal, qual dos dois oferece mais: BYD Yuan Plus ou Volvo EX30? O sueco foi escalado na versão Core de R$ 229.950 porque o Yuan custa R$ 229.800 em versão única.

Motor e autonomia

Aqui cada modelo leva vantagem em aspecto diferentes. O Volvo EX30 tem motor traseiro de 272 cv e 35 kgfm de torque, enquanto o BYD Yuan Plus entrega 204 cv e 31,6 kgfm de torque na dianteira. Dinamicamente o Volvo é mais interessante de dirigir, entregando mais diversão ao volante e dirigibilidade de hatch, além de ser mais silencioso.

Na prova dos 0 a 100 km/h, nova vantagem para o EX30, que a cumpre em 5,7 segundos contra 7,3 segundos do BYD. Isso se deve ao fato de que o modelo sueco é mais potente, tem mais torque, só que não é mais leve. O Yuan marca 1.700 kg contra 1.840 kg do EX30. 

Contudo, a BYD dá o troco em autonomia e bateria. Afinal, são 60,5 kWh que provém 294 km com carga completa para o Yuan contra 51 kWh e 250 km no Volvo. Há de notar, contudo, que o EX30 consegue carregar a até 134 kW, enquanto o Yuan só aguenta cargas de 80 kW. Ou seja, o Volvo vai carregar mais rápido.

Medidas

Enquanto o Volvo EX30 é claramente um SUV compacto, o BYD Yuan Plus belisca o segmento dos médios. São 4,45 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,61 m de altura e 2,72 m de entre-eixos no chinês contra 4,23 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,55 m de altura e 2,65 m de entre-eixos no sueco.

Além disso, o Yuan tem 1 cm a mais de altura em relação ao solo do que o Volvo, melhorando seus ângulos de entrada, saída e transposição. No porta-malas, o BYD carrega 440 litros contra 318 litros do Volvo. Ou seja, o Yuan leva pessoas com mais conforto e também consegue levar mais no porta-malas.

Itens de série

Tratando-se de carros caros e refinados, tanto o Volvo EX30, quanto o BYD Yuan Plus. são bem equipados. Os dois trazem seis airbags, câmera de ré, controle  de tração e estabilidade, chave presencial, faróis full-LED com assistente de luz alta, monitoramento de pressão nos pneus, sensor de ré, frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego.

A dupla ainda é equipada com alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado, ar-condicionado digital de uma zona, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, piloto automático adaptativo, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, chave presencial, autohold e central multimídia com CarPlay.

Só o Yuan é equipado com Android Auto, painel de instrumentos totalmente digital separado da central multimídia, carregador de celular por indução, teoto solar, alças de segurança no teto, banco do motorista com ajuste elétrico, retrovisor interno fotocrômico, saída de ar para o banco traseiro, sensor de estacionamento dianteiro e câmeras 360°.

O troco do EX30 está na presença de indicador de fadiga, frenagem automática em manobra de ré, sensor de chuva e central multimídia com internet à bordo. 

Interior

Volvo EX30 e BYD Yuan Plus são completamente opostos em termos de design no interior. O EX30 é minimalista ao extremo, abrindo mão de todos os botões e economizando em acabamento ao usar plásticos duros recicláveis e botões para os vidros elétricos colocados no centro do console. Além disso, o painel de instrumentos está na central multimídia.

Já o Yuan Plus é exagerado, tem linhas demais, vários vincos, mudanças de texturas e cores e até cordas nas portas para tocar um som. Só que o acabamento é bem melhor. Ele tem muitas superfícies macias e um cuidado extra com os materiais usados, coisa que o Volvo decepcionantemente não teve por conta de sua ideia ecologicamente correta.

Uma diferença gritante é o fato de que o BYD tem painel de instrumentos, enquanto o Volvo usa uma tela para a central multimídia e um pedaço dela para as informações de condução. Enquanto o EX30 é exótico na ausência de botões e uso de materiais nada comuns, o Yuan chama atenção pelo estilo diferentão e fora da casinha, especialmente na porta.

Qual dos dois SUVs elétricos você levaria para casa? Conte nos comentários. 


>> Volvo EX30 coloca as quatro rodas no vespeiro | Impressões

>> BYD Yuan Plus aproxima SUVs a combustão e elétricos | Avaliação

>> Volvo mais rápido da história virá ao Brasil