O segmento de sedãs premium vai ganhar em breve mais uma opção, trata-se do Audi RS6 e-Tron Sportback. Baseado no sedã A6 e-Tron, o sedã esportivo elétrico virá logo mais para tirar a paz dos BMW M5 híbrido plug-in e do atual Mercedes-AMG EQE 53. Sua estreia deve estar próxima, já que protótipos foram flagrados em testes em pistas fechadas.
Segundo projeções do portal Carscoops, o RS6 e-Tron Sportback, terá porte e linhas musculosas. Na dianteira, o conjunto formado pelos faróis finos de LED, a grade Singleframe da marca alemã e o para-choque com entradas de ar com o estilo interior em colmeia, trarão ao sedã uma cara agressiva. Seu capô é amplo e possui leves vincos. O teto tem formato de arco e predominam as linhas retas. Nas laterais, os destaques são as rodas grandes e que contam com pinças de freio vermelhas.
As saias laterais são salientes. Na traseira do Audi RS6 e-Tron Sportback o que mais chamará atenção serão as lanternas, que serão interligadas e as luzes serão de OLED. O interior contará com piso plano, o que aumentará o conforto, principalmente dos passageiros traseiros. Provavelmente, o recém-lançado SUV Q6 e-Tron empreste grande parte do seu layout ao novo sedã esportivo elétrico.
Potência para dar e vender
Ou seja, o público pode esperar por telas com a tecnologia OLED, sendo uma de 11,9 polegadas para o painel de instrumentos. Outra contará com 14,5 polegadas e servirá de central multimídia e haverá uma tela de 10,9 polegadas opcional. Esta última fornecerá o lazer para o passageiro da dianteira. Todas as três telas contarão com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Head-up display com realidade aumentada e iluminação ambiente também serão um destaque.
Para se distanciar de seus irmãos, ter personalidade própria e incomodar seus rivais, o Audi RS6 e-Tron Sportback terá ainda volante de três raios, acabamento diferenciado, partes com costura avermelhada e bancos esportivos. O novo sedã será construído a partir da Plataforma Premium Elétrica, do Grupo Volkswagen. Ela já está presente por exemplo no SUV esportivo Porsche Macan elétrico.
O RS6 e-Tron Sportback contará nas versões menos apimentadas com um sistema de 800V, uma bateria de 100 kWh e sua autonomia pelo ciclo WLTP será de 700 km. Já em versões mais caras, ele poderá ter até 2 motores, os quais renderão 469 cv e 81,5 kgfm de torque. Só que, para quem quiser emoção ao conduzir, ele também terá uma variante com só 805 cv e a tração nas quatro rodas. A plataforma elétrica permite adoção de amortecedores adaptativos e suspensão pneumática.
O futuro Audi RS6 e-Tron Sportback virá para incomodar o BMW M5 híbrido plug-in, o qual já roda em testes e o Mercedes-AMG EQE 53. A expectativa é que o novo sedã da Audi e sua versão perua sejam mostrados ainda este ano já como novidades para a linha 2025. Contudo, suas vendas iniciarão apenas no próximo ano e sua vinda ao Brasil ainda não foi confirmada.
Você daria uma volta nesse sedã elétrico esportivo? Teria um carro elétrico potente na sua garagem? Conte nos comentários
>> Bricklin 3EV: um carro elétrico de três rodas e portas tesoura
>> Volkswagen revela planos para o T-Cross Sense
>> Toyota faz recall do aerofólio para Hilux SRX Plus e GR-Sport