É fato que o segmento de minivans está morrendo no Brasil e no mundo. Aqui, o único modelo que representa a categoria é a Chevrolet Spin (mesmo que a GM tente vendê-la como crossover). Entretanto, tem se tornado comum aparições da BMW Série 2 Active Tourer no país. Será que a minivan alemã vem?
Flagrada pelo leitor Hérmiton Henrique da Silva em Maringá, no Paraná, a Série 2 Active Tourer foi vendida no Brasil em sua primeira geração. A passagem foi rápida, tendo unidades importadas entre 2015 e 2016 na versão 225i, depois entre 2016 e 2018 na 220i. Já a segunda geração, que nunca veio, é de 2021.
X1 minivan
Ela é construída sobre a mesma plataforma do X1 de terceira geração, a UKL2, compartilhando com ele vários componentes e motorização. A gama de motores é composta pelo 1.5 três cilindros turbo da Mini e pelo 2.0 quatro cilindros turbo que está até no Série 3. Há também uma versão híbrida com conjunto mecânico igual ao do Mini Countryman.
No flagra, é possível ver os faróis full-LED da versão topo de linha e o mesmo visual atual. Ou seja, não é uma reestilização sendo testada aqui. Pode ser que a BMW esteja testando componentes no modelo, como faz com um X6 que é flagrado constantemente, ou que de fato pense em importar a minivan de luxo ao nosso país.
Sem sete lugares
Vale lembrar que essa geração perdeu a versão Grand Tourer de sete lugares e entre-eixos alongado. Ou seja, a única minivan da BMW agora tem só cinco lugares. Lá fora, ela concorre diretamente com a Mercedes-Benz Classe B, outra minivan. Aqui no Brasil, certamente custará mais do que o dobro do preço de uma Chevrolet Spin.
Você acha que a BMW deveria vender a minivan de luxo Série 2 Active Tourer no Brasil?
>> Toyota tem pronta rival da Chevrolet Spin com base de Suzuki
>> Nova Chevrolet S10 é revelada e tem painel de Spin
>> Chevrolet Spin 2025: uma nova velha conhecida | Impressões