Depois de fechar fábricas por todo o mundo, sair de alguns mercados e até desistir de vários segmentos, a Ford está voltando atrás com algumas decisões. Prova disso é que a marca está cogitando produzir novamente modelos de passeio como Ka, Fiesta e Focus na Europa. Mas agora está preparando as malas para voltar à Índia, depois de abandoná-la em 2021.
Juntamente com o fechamento das fábricas no Brasil durante a pandemia, a Ford Índia fechou as portas totalmente por lá. Foi uma estratégia diferente do nosso país, onde a marca reduziu o número de concessionárias, mas passou a atuar como importadora. Hoje, inclusive, tem muito mais lucro do que antes e voltou a expandir a rede.
Só que agora a Ford quer voltar ao efervescente mercado indiano, só que com uma operação bem mais modesta do que antes. Ao invés de lutar por mercados de massa e volume, como antes quando fazia Ka (Figo) e EcoSport localmente, a marca vai apostar na sua maior estrela internacional: a Ranger.
Liderança da Ranger
Segundo informações da revista Autocar India, uma fonte ligada à marca afirmou que “o capítulo de produzir carros a combustão de alto volume está fechado. Nossos carros a combustão que serão vendidos na Índia serão limitados somente a produtos T6”. Aos não ligados, a sigla T6 é justamente o código para a Ranger.
Ou seja, a Índia receberá a caminhonete média de nova geração, assim como o SUV de sete lugares Everest, chamado também de Endeavour em alguns mercados. O SUV da Ranger, vale lembrar, teve algumas unidades importadas para o Brasil para testes, podendo ser para o nosso mercado ou não, visto que o centro de desenvolvimento daqui é global.
Além da Ranger e do Everest, a Ford venderá também carros elétricos na Índia. O Mustang Mach-E deve ser um dos primeiros escolhidos, mas a gama europeia também pode ser oferecida. No Velho Continente hoje a marca conta com Explorer EV, terá em breve o Puma elétrico, além de ter veículos comerciais e a F-150 Lightning.
Você acha que a Ford deveria voltar a fabricar Ka e EcoSport? Conte nos comentários.
>> Maverick pode usar sistema abandonado pela VW Tarok
>> Ford cogita ressuscitar carros como Ka, Fiesta e Focus
>> Thunderbird: o retrô da Ford que poderia ter dado certo