Precursor da nova moda

Ford EcoSport: o SUV compacto pioneiro

O Ford EcoSport chegou ao mercado no início dos anos 2000 e fez uma revolução no Brasil, ao introduzir uma categoria acirrada

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Ford EcoSport [divulgação]

O segmento de SUVs compactos hoje é composto por diversos modelos, mas todos precisam agradecer a um em especial: o Ford EcoSport. Ele foi o primeiro deles a ser derivado de um hatch compacto, além de ter sucesso no mercado brasileiro e quem gerou todo o burburinho em cima desses carros mais altinhos.

Tudo começou no Salão do Automóvel de São Paulo em 2002. Na época, a Ford revelou seu primeiro SUV compacto produzido no Brasil. Seu destaque é que ele trazia para as massas um segmento que era de status. Baseado no Fiesta de quinta geração, seu visual quadrado e parrudo chamava atenção. As linhas dividiam elementos com o Fusion, espécie de minivan que não deu certo na Europa.

A produção do Ford EcoSport sempre foi concentrada na Bahia, na planta de Camaçari. Logo que foi lançado em 2003, o modelo chamava atenção por vir equipado com o mal visto motor 1.0 Supercharger de 95 cv ou o veterano 1.6 Zetec Rocam, além do 2.0 aspirado. O primeiro não tinha potência suficiente para embalar o SUV e o segundo é um velho conhecido dos brasileiros.

Reinado marcado por solidão

Uma curiosidade deste projeto é que no início ele era batizado de Amazon. Já em 2005, o EcoSport 1.6 se tornava flex, ou seja, podia ser abastecido com etanol ou gasolina. Para comemorar essa novidade, a Ford deu uma leve modificada no modelo. Entre 2004 e 2005, o EcoSport ainda ganhou uma versão 4×4, equipada com motor 2.0.

Em 2007, os clientes já buscavam mais conforto, por isso a Ford lançou o EcoSport com câmbio automático de 4 marchas. Foi neste ano que o SUV compacto quadradinho passou por uma reestilização. Ele seguia sozinho em sua categoria, pois tinha preço acessível e incomodava mais as peruas e os hatches. Em 2010, o EcoSport mudou mais uma vez.

Ford EcoSport [divulgação]
Ford EcoSport [divulgação]

Nesse momento, a dianteira ficou marcada por trazer o nome do SUV estampado no capô. Até então, o EcoSport já tinha consolidado sua carreira no Brasil e já havia vendido diversas unidades. Entretanto, tudo mudou em 2012. Aqui, foi apresentada a segunda geração do modelo. Ele se tornava um veículo global, pois a apresentação do EcoSport acontecia no Brasil, Índia e China.

A segunda geração do SUV trazia visual mais arredondado e era baseado no New Fiesta. Essa segunda vida também era mais refinada e tecnológica do que o modelo anterior. A dianteira ficou marcada pela ampla grade, a qual remetia a boca de um turbarão. Os motores foram atualizados, mas seguiam sendo 1.6 ou 2.0.

Ford EcoSport [divulgação
Ford EcoSport [divulgação]

Um borrão no currículo

Foi nessa época que a Ford passou a equipar seus carros com o temido câmbio Powershift. Automatizado de dupla embreagem, a transmissão não tinha uma manutenção fácil e trazia alguns problemas crônicos. Esse fator deu uma boa manchada nos modelos “automáticos” da marca norte-americana por aqui.

A partir de 2012, a vida do Ford EcoSport começou a endurecer. A Renault já ofertava o Duster, seu maior rival de todos. Pouco tempo depois, chegavam os Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks e companhia. Já em 2018, o EcoSport passou por mais uma mudança.

Ford EcoSport FreeStyle 2013 [divulgação]
Ford EcoSport FreeStyle 2013 [divulgação]

Tanto exterior quanto interior mudaram, tudo para deixar o SUV compacto mais atraente perante a crescente onda de rivais. Aqui, ele adotou o motor 1.5 triclíndrico de 137 cv e o 2.0 foi revisto e entregava 176 cv. Agora, nada mais de câmbio automatizado e sim um automático de 6 marchas. Foi nessa linha que surgiu a versão Storm, com motor 2.0 e tração nas quatro rodas.

Nessa época, o Ford EcoSport ganhou uma modificação importante. O famoso estepe no porta-malas saía de cena em algumas versões, já que a marca implantou os pneus Run Flat, o qual conseguia rodar por uma determinada quilometragem sem ser trocado.

Ford EcoSport
Ford EcoSport [divulgação]

Final surpreendente

Apesar de ter bons números de venda e ser competitivo em sua categoria, 2021 foi seu último ano de vida. A Ford resolveu parar de fabricar carros no Brasil e passou a importar todo seu portfólio de carros de passeio. Desse modo, os Ka e EcoSport se despediram de forma rápida e melancólica, já que marcaram toda a trajetória da montadora por aqui.

Assim se encerrou a trajetória de um modelo icônico e que fez muito por uma das categorias mais disputadas do mercado atualmente. Hoje, o EcoSport faz certo sucesso nas lojas de usados, principalmente pela mecânica confiável e o desenho quadrado, atualizado e principalmente altinho.

Ford EcoSport 100 Anos (divulgação)

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