Creta EV

Hyundai Creta elétrico é flagrado e deve ser lançado neste ano

Prestes a ser lançado na Índia, o Hyundai Creta elétrico quer revolucionar o segmento dos SUVs compactos: será que vem para o Brasil?

Flagra do Hyundai Creta EV [reprodução/Autocar]
Flagra do Hyundai Creta EV [reprodução/Autocar]

A Hyundai está se preparando para lançar o Creta elétrico (EV) na Índia. E a marca está com pressa, já que a ideia é lançar o modelo antes de seu concorrente direto, o Maruti Suzuki eVX. A empresa sul-coreana está atualmente realizando testes extensivos do veículo elétrico, com protótipos já tendo sido avistados várias vezes nos últimos meses.

Segundo informações da Hyundai indiana, a produção em massa do Creta EV está programada para começar até o final deste ano em sua fábrica em Chennai. O lançamento global está previsto para 2025. Enquanto isso, o lançamento do SUV eVX da Maruti Suzuki parece estar atrasado por alguns meses. De acordo com informações da imprensa internacional, a produção do Maruti eVX foi adiada de setembro de 2024 para fevereiro de 2025. Isso significa que a Hyundai tem tudo para vencer a concorrente na Índia, ao menos na velocidade de lançamento.

Uma das principais características do Hyundai Creta EV é sua bateria de 45 kWh, que é ligeiramente menor do que a do MG ZS EV (50,3 kWh) e até mesmo do próximo Maruti eVX (48-60 kWh). O veículo também compartilhará seu motor elétrico com a versão de entrada do novo Kona EV disponível no exterior, que deve produzir cerca de 138 cv e torque de 26 kgfm.

Flagra do Hyundai Creta EV [reprodução/Autocar]
Flagra do Hyundai Creta EV [reprodução/Autocar]

Mudanças do Hyundai Creta elétrico

Embora o design exterior seja semelhante ao do Creta a combustão, o interior terá algumas diferenças significativas. O novo Creta EV contará com um volante de três raios e um console central redesenhado. Espera-se que o veículo mantenha a configuração de duas telas para o sistema de entretenimento e o painel de instrumentos, mas com a adição de algumas novas características. Além disso, o Creta EV será equipado com o conjunto ADAS de nível 2 da Hyundai.

A Hyundai também firmou recentemente uma parceria com a Exide Industries para a localização de células e baterias, visando adicionar valor local e oferecer preços competitivos para seus veículos elétricos na Índia. Além do Creta EV, a empresa tem planos de lançar um veículo elétrico compacto em 2026, mas os detalhes sobre esse modelo ainda estão em segredo. Embora a prioridade da Hyundai sejam os veículos elétricos, ela também está explorando a introdução de potenciais veículos híbridos no futuro.

Creta N-Line
Hyundai Creta N-Line 2024 [Divulgação]

Com o lançamento do Hyundai Creta EV se aproximando, a competição no mercado de veículos elétricos na Índia está ficando cada vez mais acirrada. Além do Maruti Suzuki eVX, o Creta EV também terá que enfrentar concorrentes como o MG ZS EV e o próximo Tata Curvv EV. Será interessante ver como esses modelos se sairão em termos de desempenho, alcance e preço.

O que achou do novo Hyundai Creta elétrico? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> 5 carros com traseiras horrorosas vendidos no Brasil

>> Os carros mais baratos de cada categoria no Brasil

>> Creta é o Hyundai HB20 que malhou pesado para crescer