O ano de 2024 será intenso para a Porsche, com o maior número de lançamentos de sua história. Na lista de novidades, estão as atualizações aos modelos Panamera, Taycan e 911. Esse movimento já iniciou com o Macan, que virou um SUV 100% elétrico, embora continue à venda em versões a gasolina (preço inicial de R$ 490.000 no Brasil).
Se os ícones não envelhecem, mas só evoluem, o icônico Porsche 911 da geração 992 passará por uma mudança de meia idade, exibindo alterações visuais nas entradas de ar do para-choque dianteiro e nos faróis reformulados. Aliás, para o segundo semestre de 2024 está agendado o powertrain híbrido.
Conforme já noticiamos, o Porsche 911 híbrido contará com dois motores. A ideia é equipar o esportivo com um motor a combustão de seis cilindros turbo movido a gasolina, fornecendo tração para as rodas traseiras, enquanto as rodas dianteiras serão impulsionadas por um motor elétrico.
Esse segundo motor será alimentado por uma bateria pequena e leve de íons de lítio, que será instalada na parte inferior dos bancos traseiros. A integração desse sistema não aumentará significativamente o peso, por isso ele não será um híbrido plug-in.
Segundo fontes próximas da montadora alemã, e revelado pela equipe do portal Motor1.com, um motor de partida de 48V unido com a caixa de câmbio automatizado de dupla embreagem também será um destaque do Porsche 911 híbrido.
Falando agora de mercado global, no primeiro trimestre de 2024, a Porsche entregou 77.640 veículos, representando uma queda de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Esse declínio pode ser atribuído principalmente a uma queda de 23,2% nas entregas na América do Norte, excluindo o México, desencadeada por atrasos relacionados à alfândega. As vendas também caíram na China, indo para 16.340 unidades, um resultado inferior às 21.365 unidades no segundo trimestre de 2023.
O Porsche Cayenne continua sendo o modelo mais vendido da marca, com 28.025 unidades, representando um crescimento de 19,8% em relação a 2023. Enquanto isso, as vendas do 911 cresceram 16,5%, atingindo 12.892 unidades, e a demanda pelo 718 Boxster e Cayman aumentou em 20,1%, totalizando 5.772 unidades. Por outro lado, as entregas dos modelos Macan, Panamera e Taycan caíram 13,8%, 27,6% e 53,7%, respectivamente.
Qual é o seu modelo favorito da Porsche? Deixe sua opinião nos comentários.
>>BYD e cia. lucram graças aos valores cobrados no Brasil e Europa
>>Toyota estuda hatch menor e mais barato que o Yaris
>>BYD Shark chega em agosto ao Brasil para brigar com Hilux