Ordem do RH

México não quer fábrica da BYD por medo dos Estados Unidos

Para não incomodar os Estados Unidos, o México não quer ter fábricas de carros chinesas em seu todo seu território

BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Mini [Auto+ / João Brigato]

Com medo de irritar os Estados Unidos, o México resolveu não que não irá incentivar a instalação de montadoras chinesas em todo seu território. O que aconteceu é que surgiram rumores que marcas como a BYD se instalariam em determinados estados mexicanos. Dessa forma, seus carros chegariam também ao solo norte-americano sem as altas tarifas de importação. Mas, a história mudou bastante.

O território mexicano é conhecido por abrigar diversas fabricantes de carros. Lá, benefícios como amplo espaço para crescimento das indústrias, água e energia gratuitas chama atenção das marcas. Desse modo, se instalar por lá fica mais fácil. Além disso, os veículos produzidos no país mexicano saem com tarifas de importação com valor mais em conta, o que traz um preço final mais atrativo.

Foi com esse pensamento que as montadoras chinesas cogitaram abrir fábricas suas por lá. Seus modelos até poderiam ser enviados para os Estados Unidos, dada a aproximação com o México. Todavia, os governantes estadunidenses não querem conversa. Um dos motivos para essa recusa é que o governo chinês subsidia a fabricação dos seus automóveis, por isso eles são oferecidos ao público por valores atrativos. E isso é uma coisa que o governo norte-americano não consegue fazer.

BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Song Plus [Auto+ / João Brigato]

Nada de chineses

O portal Reuters divulgou que os executivos da BYD estavam em conversa com os governantes mexicanos. Mas, esses últimos foram contundentes ao afirmar que não incentivariam a abertura de uma planta industrial da marca no território mexicano e que ainda interromperiam as futuras reuniões com a marca chinesa. Essa resposta foi dada após haver pressão do gabinete do representante de comércio dos Estados Unidos.

Esses representantes querem manter as fabricantes chinesas longe da zona comercial norte-americana e ter uma fábrica no México, faria com que os carros chineses chegassem quase sem tarifas nas ruas estadunidenses. A situação está tão crítica que políticos norte-americanos exigem do governo medidas que tornem as fabricantes chinesas menos competitivas em seu mercado. Até aumento no valor das tarifas de importação desses modelos já foi exigida.

BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]

Vale ressaltar que o acordo entre Estados Unidos, México e Canadá toca também em assuntos como esse do setor automotivo. Como o território mexicano consegue produzir carros que complementam o abastecimento desses países, os governantes norte-americanos e canadenses vão até rever os pontos deste acordo e com medo da invasão de marcas chinesas em seus respectivos mercados.

O que você acha dessa história? Acha que o México tomou a melhor decisão? Conte nos comentários


>> 5 carros ruins que as pessoas simpatizam com eles

>> Commander 2.0 turbo: finalmente o que ele merece | Impressões

>> Saiba como cuidar do motor turbo