Entrou para o Guinness

Vespa clássica roda 24h sem parar e bate recorde mundial

Fabricada em 1979, essa unidade da Vespa rodou mais de 1 mil km por 24h consecutivas, entrando para o livro dos recordes

Valério Bono e sua Vespa [reprodução]
Valério Bono e sua Vespa [reprodução]

A Vespa é um dos modelos mais clássicos da história, sendo conhecida por ser uma scooter versátil e de manutenção simples. Talvez por isso ainda haja algumas unidades do modelo clássico rodem por aí, como é o caso da scooter que bateu esse recorde.

Pilotada por Valério Bono na Espanha, a Vespa 1979 rodou 24 horas consecutivas, estabelecendo o novo recorde mundial de 1.233,07 km percorridos nesse período. Anteriormente, o recorde pertencia ao australiano Mark Brown, que percorreu cerca de 300 km a menos que o novo recorde de Bono, em 2005.

Curiosamente, Bono e essa scooter já haviam feito isso anteriormente. Em 1979, quando a sua Vespa ainda era nova, ele percorreu 941 km por 24h, mas na pista de testes da Pirelli. Depois de 45 anos, o piloto e sua scooter retornaram para o desafio e conseguiram quebrar o recorde.

Valério Bono e sua equipe [reprodução]
Valério Bono e sua equipe [reprodução]

Vespa completamente original 

Bono está com essa scooter desde 1979, mas o modelo precisou passar por uma restauração há alguns anos, em 2015. Por isso que a Vespa se mantém impecável, já que passou por todo esse processo há menos de 10 anos. Até mesmo os adesivos foram renovados.

Para bater o recorde, Bono contou com a ajuda de um grupo de amigos espanhóis, que prestavam todo o auxílio necessário. Para reabastecer a scooter, era preciso que sua equipe se aproximasse em outra Vespa, com o abastecimento sendo feito em movimento, como nos aviões caça.

Reabastecimento da Vespa [divulgação]
Reabastecimento da Vespa [divulgação]

É bem verdade que não foram 24h ininterruptas. Bono precisou parar rapidamente sua scooter, apenas para retirar a poeira dos olhos. Mas foi apenas isso. No restante do tempo, Valério Bono e sua Vespa continuaram o percurso. Um feito e tanto, já que o piloto está com 65 anos e a scooter tem 45 anos.

Teria coragem de fazer algo parecido com sua moto? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Ford Focus mudou de nome no último minuto, igual ao Milano

>> Royal Enfield prepara enxurrada de lançamentos para 2024

>> 5 carros vendidos no Brasil e que ninguém lembra