Enquanto suas marcas rivais focam cada vez mais em modelos 100% elétricos, a Aston Martin ainda acredita nos modelos movidos a combustão. O presidente da marca revelou que seus clientes querem ter por mais um tempo os veículos que emitem sons e possuem cheiro de gasolina. Desse modo, os planos de carros elétricos foram para segundo plano.
Lawrance Stroll afirmou seus próximos projetos em uma entrevista ao portal Autocar. Em primeiro lugar, o executivo revelou que os planos de lançar um automóvel 100% elétrico da marca foram postergados de 2025 para 2027. Stroll foi mais além e contou ainda que a fabricante investirá ainda mais na tecnologia híbrida plug-in. Segundo ele, a euforia acerca dos automóveis elétricos tem mais haver com fatores políticos do que por demanda dos clientes, ainda mais na faixa de preço que sua marca atua.
O empresário disse que a Aston Martin desenvolveu uma plataforma especial para carros elétricos e ela seria a base para 4 modelos. Eles planejavam lançar o primeiro no fim de 2025, mas agora devem chegar ao mercado de fato no início de 2027. Um esportivo, um SUV, um SUV compacto e um superesportivo com motor central são esperados. Isso não quer dizer que a marca não ofertará automóveis elétricos, Stroll disse que a fabricante os terá em um outro momento.
Híbridos plug-in viraram objetivo
Ainda explicando seu ponto de vista, Lawrance afirmou que a montadora investiu de forma contundente na tecnologia PHEV. O conjunto de propulsor será composto pelo motor V8 emprestado da parceria com a Mercedes-AMG. Aliás, ele contou que essa tecnologia podia chegar também ao motor V12. Esse conjunto que pode ser carregado em tomadas deve ser incorporado nos atuais carros fabricados.
Então, um Aston Martin DBX híbrido plug-in pode vir logo mais. Em sua visão, Stroll revelou que espera ter os SUVs como primeiros modelos elétricos premium antes de ver os esportivos. Ele afirmou que não vê queda na demanda pelos veículos híbridos plug-in, já que eles são atraentes para as montadoras por ofertar um motor elétrico exclusivo para uso urbano.
Questionado sobre os motores a combustão, Lawrence foi categórico ao revelar que a montadora vai fabricar até quando puder esse formato de propulsor. O executivo afirma que a demanda pode diminuir, mesmo que seja pequena daqui para frente. Por enquanto, o foco da Aston Martin é no superesportivo Valhalla, equipado com o motor central. Ele terá propulsor V8, será híbrido e a produção vai ser limitada.
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