Com receio de aumentar significativamente os valores do BMW X5 híbrido plug-in importado, a marca alemã revelou que passará a produzir o SUV premium no Brasil. Atualmente, o modelo chega importado. A ideia da montadora é que a produção seja iniciada até o fim do ano na planta fabril de Santa Catarina, no Sul do país.
Quem confirmou a notícia foi Michael Nikoloides, chefe de rede de produção e logística do BMW Group. Ele revelou que o parque industrial de Araquari, em Santa Catarina, será o novo berço do X5 híbrido plug-in. Inicialmente a marca focará na produção do X5 xDrive 50e movido a gasolina. Ele terá peças importadas e também montadas por aqui. Os executivos prometeram atualizações no SUV assim que iniciar sua produção local.
Contudo, quais delas serão não foram reveladas. É bom ressaltar que o BMW X5 híbrido plug-in produzido no Brasil não faz parte dos 14 lançamentos prometidos para o país neste ano. A decisão foi tomada após o Governo brasileiro começar a aplicar impostos nos veículos eletrificados que chegam importados ao país. Com produção local, o SUV não precisará ter aumentos sucessivos em seus preços. Atualmente, ele é oferecido em duas versões e parte de R$ 731.950. A fabricante não revelou se a montagem no Brasil mudará seu catálogo ou seus preços.
Nada de calmaria
A nova geração do X5 foi apresentada em fevereiro do ano passado no mercado internacional e já chegou ao Brasil em maio. Sua nova vida trouxe mudanças em seu visual. Agora, ele conta com faróis de LED adaptativos mais finos, a grade foi redesenhada e é iluminada. Suas luzes de condução diurna passaram a ser de LED e ganharam o formato de seta. Na traseira, as lanternas ganharam novos contornos.
No interior do BMW X5 de nova geração, os destaques ficam por conta das telas curvas integradas do painel de instrumentos e da central multimídia. Elas possuem 12,3 e 14,9 polegadas, respectivamente. Novo seletor de marchas também chama a atenção. A lista de itens de série é composta por chave presencial, abertura e travamento das portas a distância, abertura da tampa do porta-malas por aproximação do pé no para-choque e mais itens.
Alerta de tráfego cruzado, aviso de mudança de faixa involuntária, risco de colisão traseira e mais recursos são de série. Debaixo do capô vem um motor de 6 cilindros em linha de 313 cv movido a gasolina. Ele funciona com um propulsor elétrico de 197 cv. Juntos, entregam 489 cv e 71,3 kgfm de torque e são unidos com câmbio automático de 8 marchas. A bateria tem capacidade de 25,7 kWh e a autonomia elétrica pelo ciclo do PBEV é de 79 km.
Na variante xDrive50e, a BMW afirma que o X5 cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. E sua tração é integral. O SUV traz ainda dois carregadores, um flex charger portátil de 11 kW e mais uma BMW Wallbox de 22 kW.
Será que o X5 híbrido plug-in made in Brasil vai ficar mais barato? Teria ou tem esse SUV premium na sua garagem? Conte nos comentários
>> Mobi sobe e Argo supera faixa de R$ 100 mil com novo aumento
>> C3 Aircross tem uma regra que não pode ser esquecida | Avaliação
>> Rival do Compass, Nissan Qashqai 2025 será revelado em breve