Vira e mexe os airbags e seus componentes causam polêmica e as montadoras realizam recalls afim de arrumar os problemas que surgem. Desta vez, a Volkswagen está convocando 13 carros para inspeção e até substituição dos airbags frontais por causa de uma falha no gerador de gás. Todos os modelos envolvidos já não são mais produzidos e o problema pode até matar os passageiros.
Segundo análises laboratoriais da marca alemã, o propelente de um lote específico de geradores de gás pode deteriorar por exposição a diversas condições. Temperaturas elevadas, amplitude térmica e alta umidade do ar podem causar essa degradação. Isso faz com que o gerador de gás se rompa durante o estouro dos airbags frontais em caso de uma colisão.
Caso aconteça de fato este rompimento, fragmentos metálicos podem ser lançados na cabine dos carros da Volkswagen. É justamente aqui que há perigo de danos físicos ou até mesmo a morte dos ocupantes. Até o momento, nenhum incidente foi registrado pela montadora alemã.
Até carro especial está envolvido
Os 13 carros envolvidos já não são mais comercializados no Brasil como 0km nas lojas da fabricante. Os envolvidos são os Gol, Voyage, Fox, CrossFox, SpaceFox, Saveiro, Polo, Polo Sedã, Passat, Passat CC e Passat Variant. Também foram convocados para análise os modelos de uso próprio da montadora as vans Caravelle e Multivan. Todos eles foram produzidos entre 2011 e 2014.
Mesmo sem haver um problema registrado, a Volkswagen pede para que os donos desses veículos entrem em contato com a concessionária mais próxima para avaliação do modelo. Ela também afirma que mais informações sobre o chamado podem ser encontradas no site oficial da fabricante. O tempo de verificação e o possível reparo é estimado em duas horas.
Seu carro está envolvido neste recall? Conhece alguém que tenha um desses modelos envolvidos no chamado? Conte nos comentários
>> Mobi sobe e Argo supera faixa de R$ 100 mil com novo aumento
>> C3 2024 ganha conjunto híbrido-leve e motor turbo
>> Smart faz busca incessante para achar parceira e ter novo ForTwo