Trocou o RG

5 carros que mudaram de nome no Brasil para não sair de linha

Enquanto alguns carros mudaram de nome para uma versão que tinham, outros precisaram mudar porque as novidades quase os atropelaram

carros
Fiat Uno Grazie Mille [Foto: Divulgação]

No mundo dos carros é raro que um modelo troque de nome. Acontece de ser substituído depois de um tempo por um modelo completamente diferente. Só que mudar o batismo pelo qual é conhecido por anos, é algo raro, mas acontece. Prova disso é que temos uma lista com cinco carros que mudaram de nome durante suas carreiras.

Em alguns casos, os carros da lista adotaram o nome de alguma versão existente. Em outros, partiram para uma nomenclatura totalmente nova porque seus substitutos já estavam no mercado e eles precisavam abrir espaço para o modelo novo. Confira agora a lista com esses cinco carros.

Fiat Mille

carros
Fiat Uno Grazie Mille [divulgação]

Originalmente lançado como FIat Uno em 1985, o hatch compacto mais icônico da Stellantis passou a ser só Fiat Mille em 1998. Isso porque contava somente com versões com motor 1.0 aspirado (exceto o furgão). Essa estratégia foi ainda mais necessária porque, em 2011, surgiu o novo Uno. Nomes diferentes serviram para separar as duas gerações.

Chevrolet Classic

Chevrolet Classic [divulgação]
Chevrolet Classic [divulgação]

A grande ironia do Chevrolet Classic é que ele era um Corsa sedã de segunda geração que viu o nascimento e a morte da terceira geração. O modelo velho durou mais do que o novo e teve o nome Corsa suprimido. Diferentemente de outros carros da lista, como o Fiat Mille, que todos chamavam de Uno, o Classic era mais conhecido por seu novo nome.

Nissan V-Drive

Nissan V-Drive
Nissan V-Drive [divulgação]

Com a chegada da segunda geração do Nissan Versa, a marca japonesa decidiu manter o modelo antigo em linha por mais um tempo (sobrevida que durou meses). Por isso, rebatizou a geração antiga como V-Drive, mas o modelo é raridade nas ruas. Pouca gente lembra desse nome e dificilmente ele é visto por aí.

Chevrolet Joy

Chevrolet Joy Plus [divulgação]
Chevrolet Joy Plus [divulgação]

Passando pela mesma situação do Versa que virou V-Drive, a Chevrolet decidiu manter o velho Onix e o Prisma em linha mesmo com a chegada de Onix e Onix Plus. A ideia era usar as versões básicas Joy como porta de entrada da marca. Assim, o Onix virou Joy e o Prisma mudou para Joy Plus.

Renault Stepway

Renault Stepway 1.0 [divulgação]
Renault Stepway 1.0 [divulgação]

Antes da emancipação, Stepway era o nome das versões aventureiras dos modelos da Renault. Contudo, como a marca queria dar uma imagem diferente ao Sandero aventureiro, cortou o nome original e passou a batizá-lo somente de Renault Stepway. Ironicamente ou não, o Sandero saiu de linha no Brasil e o Stepway ficou.

Quais outros carros saíram de linha e mudaram de nome que você ainda lembra? Conte nos comentários.


>>5 carros que fazem 20 anos em 2024

>>5 carros mais assustadores vendidos no Brasil

>>5 carros para comprar pelo preço da Chevrolet S10 High Country