Twingo renasceu para brigar

Renault Twingo chega em breve para incomodar BYD Dolphin Mini

A paz do BYD Dolphin Mini está com os dias contados, já que a Renault terá o Twingo de nova geração até 2026 e ele quer brigar a todo custo

Renault Twingo [divulgação]
Renault Twingo [divulgação]

O BYD Dolphin Mini veio para incomodar o mercado, mas a Renault vai ressuscitar o Twingo em breve para espezinhar a vida do pequenino chinês. Nos planos da marca francesa, o hatch compacto está previsto para ser lançado em 2026 e chegará ao mercado automotivo com preço bastante atrativo para o público.

O que aconteceu é que a Ampere, divisão da Renault que cuida dos designs dos carros elétricos da marca, revelou que já vai iniciar os trâmites do desenho da versão de produção do hatch compacto elétrico. O projeto começará a sair do papel já em abril deste ano e a produção em massa deve ser iniciada em até dois anos. Segundo informações apuradas pelo portal Reuters, o Twingo elétrico já teve seu desenho validado pelos executivos franceses.

Agora, a Ampere vai correr para começar os preparativos para iniciar a produção do Renault Twingo. Ela foi encarregada de analisar os fornecedores e também de produzir os protótipos de teste do modelo. Para a montadora francesa, o Twingo tem apenas um objetivo de vida: rivalizar com os elétricos chineses que estão chegando ao mercado. Então, os empresários querem que o modelo francês chegue ao público com preço por volta 20 mil euros, ou cerca de R$ 109 mil.

Renault Twingo [divulgação]
Renault Twingo [divulgação]

Me empresta uma pecinha?

Como o tempo de produção do Twingo elétrico é relativamente curto, os engenheiros terão de utilizar uma estratégia bem planejada. De acordo com Gilles Le Borgne, diretor de tecnologia da Renault em entrevista ao jornal Les Echos, a equipe de produção do hatch elétrico terá de reduzir em até 20% o número de componentes. Para isso, ele virá equipado com diversas peças compartilhadas de outros carros da marca.

A ideia da Renault é que o Twingo elétrico comece a ser produzido em larga escala a partir de 2026 e saia da planta de Novo Mesto, na Eslovênia. Aliás, é de lá que atualmente chega o Twingo eletrificado da atual geração. Para tentar reduzir também os custos de produção, a Renault está em conversas com outras montadoras, como a Volkswagen. Desse modo, poderia compartilhar peças e até a plataforma do Twingo para outros carros elétricos.

Renault Twingo [divulgação]
Renault Twingo [divulgação]

Gostou da projeção da futura geração do Renault Twingo? Entre ele e o BYD Dolphin Mini, quem você compraria? Conte nos comentários


>> CAOA Chery triplica vendas do Tiggo 7 por conta da versão Sport

>> Abarth 75 anos: como o horóscopo inspirou a marca esportiva

>> Volvo e Renault se juntam para criar marca que mira o Brasil