Panela é que faz comida boa, nesse caso é esportivo apimentado mesmo

5 carros apimentados que a Abarth guarda no coração

Conhecida por produzir carros esportivos da Fiat, a Abarth comemora em 2024, 75 anos de existência. Conheça alguns carros icônicos dela

Fiat Fastback Abarth [Divulgação]
Fiat Fastback Abarth [Divulgação]

O ano de 2024 é muito especial para a Abarth. A marca que se uniu com a Fiat na década de 1950, é quem produz os carros esportivos da montadora italiana. Todos os modelos cuidados pela empresa fundada por Carlo Abarth gostam de emoção e trazem adrenalina nas horas de pilotar.

Neste ano, a empresa comemora 75 anos de fundação. Em primeiro lugar, é válido ressaltar que a Abarth nasceu após seu fundador desistir das competições de motocicleta e enveredar pelo ramo de desenvolvimento de veículos chamativos e potentes. Conheça nessa lista alguns carros da marca que possuem um lugar especial nos corações dos pilotos emocionados.

Pulse

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]

O primeiro SUV da italiana Abarth foi feito no Brasil. Seu visual é bem diferente das outras versões do Pulse. assim como a mecãnica. Traz o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque e mais o câmbio automático de 6 velocidades. Tem uma calibração especial nos conjuntos de suspensão e direção. A velocidade máxima é de 215 km/h, faz o 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, a relação peso-potência é de 6,9 kg/cv e é vendido por R$ 150.990. Até ronco grave ele tem.

Fastback

Fastback Abarth [Leo Alves / Auto+]
Fastback Abarth [Leo Alves / Auto+]

Caso o leitor do Auto+ precise de mais espaço interno e amplo porta-malas, mas quer ter a esportividade, o Fastback Abarth é uma opção. Com o mesmo conjunto mecânico do Pulse, o Fastback tem a vantagem de ser maior e chamar a atenção por ser um SUV cupê. Seu escapamento é duplo e o ronco de arrepiar. A velocidade máxima é de 220 km/h e a relação peso-potência é de 7 kg/cv. Até a aceleração de 0 a 100 km/h é de 7,6 segundos. Ele é ofertado por R$ 160.990.

Stilo

Fiat Stilo
Fiat Stilo Abarth [Divulgação]

Esse hatch médio fez barulho quando chegou ao Brasil em 2002 e foi o primeiro carro Abarth que os brasileiros conheceram. Tinha o motor 2.4 de cinco cilindros do sedã Marea de 167 cv e 22,8 kgfm. Sofreu modificações no motor e no câmbio manual de 5 marchas, afim de ter uma condução bem emocionante. Essa era sua versão topo de linha e vinha bem equipada e tinha até teto solar. A velocidade máxima era de 212 km/h e o 0 a 100 km/h era feito em 8,4 segundos.

500

Abarth 500 [divulgação]
Abarth 500 [divulgação]

Pequeno ele era e nervoso também. Entre 2014 e 2016, o 500 Abarth chamou a atenção dos europeus e brasileiros. O hatch subcompacto precisou até ser alongado para acomodar melhor os radiadores de água e de ar. Tinha o motor 1.4 turbo de 167 cv e 23 kgfm e o câmbio era manual de 5 marchas. O rival do Mini Cooper fazia de 0 a 100 km/h em curtos 6,9 segundos e atingia até 214 km/h de velocidade máxima. Além de ser apimentado, tinha lista de itens de série de fazer inveja em qualquer um.

600e Scorpionissima

Abarth 600e Scorpionissima
Abarth 600e Scorpionissima [Divulgação]

Esse Abarth não tem previsão de correr nas vias brasileiras, todavia é o mais especial de todos. O 600e é um SUV compacto 100% elétrico e será o mais potente da história da marca do escorpião com 240 cv. A bateria tem capacidade de 54 kWh. Como é esportivo, recebeu calibração especial para a suspensão e direção. Será lançado lá fora em junho deste ano e serão produzidas apenas 1949 unidades da série especial Scorpianissima.

Você já andou em um carro da Fiat preparado pela Abarth? O que acha desses esportivos? Conte nos comentários


>> Abarth 75 anos: como o horóscopo inspirou a marca esportiva

>> Quase imortais: os 5 carros fabricados por mais tempo no mundo

>> Volkswagen Golf faz 50 anos e é um guerreiro em forma