A base é quase a do Kardian

Clio 2026 será híbrido. Mais um desistindo da eletrificação total?

Juntando ao time de marcas que desistiram da eletrificação total, próxima geração do Renault Clio será focada em versões híbridas

Renault Clio Espirit Alpine [divulgação]
Renault Clio Espirit Alpine [divulgação]

Não faz muito tempo que a Renault anunciou que a eletrificação total não fazia mais parte de seus planos. A marca francesa decidiu adotar uma estratégia em Y, onde oferece modelos a combustão e elétricos equivalentes, mas com visual bem diferente. A prova disso é que a próxima geração do Clio surgirá em 2026 híbrido, mas com opção elétrica.

Analisando a estratégia de entrada da Renault, a marca francesa tem o Clio e o Captur no segmento a combustão, enquanto nos elétricos tem o 5 e o Megane. A nova geração do Clio servirá não só como substituto do atual, mas como sucessor indireto para o Megane a combustão – visto que agora o modelo é um SUV compacto 100% elétrico.

Segundo a revista Autocar, o novo Clio 2026 chegará aos 4,10 m de comprimento, triscando o segmento de hatches médios. Atualmente ele tem 4,05 m de comprimento, já o último Megane hatch media 4,36 m. Ou seja, o Clio será um intermediário entre um hatch compacto e um médio. Isso será necessário para abrir espaço para o 5 no segmento elétrico.

Renault Clio Espirit Alpine [divulgação]
Renault Clio Espirit Alpine [divulgação]

Isso porque o Clio também terá uma versão elétrica. Nesse caso, ele fará a ponte entre o 5 e o Megane, que é mais sofisticado e um pouco maior. Isso também levará o preço da versão elétrica a um ponto intermediário entre eles. É esperado que o 5 custe na faixa dos 25 mil euros e o Megane está nos 35 mil euros. Ou seja, o Clio E-Tech ficará em 30 mil euros.

Híbrido é a chave

Um dos pontos mais interessantes é que Gilles Le Borgne, chefe da engenharia da Renault, já garantiu a sobrevida do Clio. “Você pode ter uma vida gigantesca de Clio a combustão ou híbrido antes do banimento”, diz o executivo. Vale lembrar que a Europa planeja expulsar os carros a combustão da linha de produção em 2035, mas há chance disso não ser efetivado.

Renault Clio Espirit Alpine [divulgação]
Renault Clio Espirit Alpine [divulgação]

No quesito visual, a nova geração do Renault Clio será fortemente inspirada no novo Scénic, que virou um SUV médio elétrico. A plataforma será a CMF-B, que é bastante semelhante à RGMA que o Kardian usa no Brasil. Ou seja, teoricamente, se a Renault quiser, poderemos ter o novo Clio no Brasil com opção híbrida e até elétrica.

Você teria um novo Renault Clio se fosse vendido no Brasil? Conte nos comentários.


>>Auto+ Podcast – Finalmente dirigimos Renault Kardian e Fiat Titano!

>>Renault Kardian vs. Fiat Pulse | Comparativo

>>Kardian realmente representa uma nova Renault | Impressões