O SW4 ainda é o Toyota mais caro

Toyota RAV4 PHEV estreia por R$ 399.990 fazendo 35 km/l

Na vanguarda dos híbridos no Brasil, a Toyota finalmente lançou o RAV4 híbrido plug-in no Brasil, mas sem ser mais caro que o SW4

Toyota RAV4 PHEV [divulgação]
Toyota RAV4 PHEV [divulgação]

Pioneira no segmento de híbridos no Brasil e única marca a fabricar carros híbridos de verdade nacionalmente (Corolla e Corolla Cross), a Toyota finalmente dará um passo a mais para a eletrificação. Até o momento não oferecendo nenhum carro 100% elétrico, a marca traz ao país o Toyota RAV4 PHEV, seu primeiro híbrido plug-in.

O modelo, que já está à venda na Europa e EUA há muito tempo, demorou para chegar em nosso país. Ele é o primeiro modelo da Toyota que pode ser carregado na tomada, já que o sistema híbrido plug-in dispõe de baterias maiores e pode fazer com que o SUV rode somente com eletricidade. Ele chega para brigar com BYD Song Plus, GWM Haval H6 PHEV e Honda CR-V e:HEV.

Três em um

O conjunto mecânico é composto por um motor 2.5 quatro cilindros aspirado de 185 cv e 22,8 kgfm de torque ligado a dois motores elétricos. O dianteiro rende 182 cv e 27,5 kgfm de torque, enquanto o traseiro adiciona 54 cv e 12,4 kgfm à conta. Segundo a Toyota, o conjunto total rende 306 cv, mas o torque somado não é divulgado.

Toyota RAV4 PHEV [divulgação]
Toyota RAV4 PHEV [divulgação]

Gerenciado por uma transmissão CVT, o Toyota RAV4 PHEV consegue fazer 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada. A autonomia só em modo elétrico é de 55 km. De série, todo RAV4 híbrido plug-in no Brasil vem com Wallbox de 7,4 kW que permite recarga completa das baterias em 2,5 horas. Há o carregador portátil de 2,3 kW também incluso. 

Novos itens

Como a versão híbrida plug-in será vendida só na configuração XSE, ele traz itens a mais em relação ao RAV4 SX Connect híbrido regular que segue em linha. A linha 2024 chega com nova central multimídia de 10,5 polegadas com Android Auto ou Apple CarPlay com fio. Além disso, o SUV tem painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. O modelo ainda conta Head-up display colorido.

Toyota RAV4 PHEV [divulgação]
Toyota RAV4 PHEV [divulgação]

No quesito itens de série, o RAV4 PHEV dispõe de ar-condicionado digital de duas zonas, acionamento remoto, porta-malas elétrico, espelhos retrovisores com aquecimento, sistema de manutenção em faixa, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, farol alto automático e 7 airbags.

Garantia e cores

Como todos os Toyota no Brasil, o RAV4 PHEV tem garantia de 5 anos, com o acréscimo de 3 anos para o sistema híbrido/elétrico, ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro) Ele está disponível nas cores Branco Lunar, Prata Metálico, Cinza, Azul Topázio e Vermelho Emoção. Independentemente da cor escolhida, o teto é sempre na cor preta.

Você teria um Toyota RAV4 PHEV? Conte nos comentários.


>>BYD Song Plus e a saga dos 1.000 km com um tanque | Avaliação

>>GWM Haval H6 HEV é imbatível nos R$ 200 mil | Avaliação

>>Honda CR-V híbrido é promovido a SUV do Accord | Impressões