Com o intuito de incomodar a paz do Porsche Taycan e do Tesla Model 3, a Xiaomi apresentou seu sedã elétrico SU7. O esportivo eletrificado começou a ter suas primeiras unidades entregues aos clientes chineses. Entretanto, diversos contratempos marcaram sua estreia e os donos estão insatisfeitos com alguns problemas.
Longas filas de espera, relatos de não cumprimento da garantia de devolução do dinheiro e até acidentes já foram registrados. Com preço inicial de cerca de R$ 151 mil, o SU7 fez tanto sucesso que atingiu 50 mil pedidos em menos de 30 minutos após seu lançamento e ele já acumulou quase 90 mil encomendas em 24 horas. Com isso, começaram os relatos de grande tempo de espera para o recebimento de determinadas versões.
Segundo relatos registrados pelo portal Reuters, quem comprou o Xiaomi SU7 Pro, terá que esperar de 4 até 5 meses para receber seu modelo. Já quem reservou o SU7 topo de linha e que traz potência de 673 cv, terá de esperar cerca de 7 meses para ter o primeiro contato com o veículo. Desse modo, a Xiaomi começou a receber diversos pedidos de cancelamento de compra. Só que, os clientes que tiveram a desistência confirmada, não estavam conseguindo receber seu dinheiro de volta.
Até acidentes já aconteceram
Para quem fez apenas a reserva e queriam receber o depósito de volta, a Xiaomi afirmou que devolveria cerca de R$ 3,5 mil sete dias após a confirmação do pedido. Todavia, 469 clientes não conseguiram reaver seu dinheiro. Os executivos da fabricante afirmaram que pode se tratar de um erro de usuário. Eles ainda afirmaram que a reserva do SU7 pode ser cancelada antes de 7 dias, todavia o valor não é enviado de volta ao dono.
Para evitar problemas maiores nessa área, agora a marca dificultou o acesso de bloqueio dos pedidos. Por fim, o último dos problemas do lançamento do Xiaomi SU7 tem haver com alguns acidentes. Matérias de portais como Singtao e Car News China, mostram vídeos do sedã elétrico andando descontroladamente e também parados após as batidas.
O que pode causar essa perda de controle da direção do SU7 é sua alta potência de 673 cv e 85,4 kgfm de torque e também o controle de tração pode não estar com a calibração ideal. Muitas vezes, esses acidentes acontecem quando os donos aceleram de forma brutal, o que causa a perda de controle. Por sorte, não há registros de ocorrências graves.
O que achou dessa história? Daria uma volta nesse carro da Xiaomi? Conte nos comentários
>>Nova Chevrolet S10 é revelada e tem painel de Spin
>>Ferrari cria patente de motor invertido a hidrogênio
>>GWM Ora 03 Skin é um contraste sobre rodas | Avaliação