A Chevrolet tenta há anos brigar com o Toyota SW4 usando o Trailblazer. O SUV da S10 é muito usado pela força policial, mas não chega perto das vendas do parente da Hilux. Contudo, quem vai colocar fogo nessa disputa será o inédito Ford Everest, o SUV da Ranger, que finalmente foi flagrado no Brasil pelos nossos parceiros do BF///MS.
Há muito tempo a Ford desvia do assunto quando falamos sobre Everest. O SUV foi lançado em 2003 na Tailândia e era derivado da Ranger de segunda geração, mas com visual bem diferente da brasileira. O modelo se internacionalizou na segunda geração, vendida entre 2015 e 2021 com o estilo da Ranger anterior. Em alguns lugares, era chamado de Endeavour.
Agora em sua terceira geração, o Ford Everest se baseia na nova Ranger e tem algumas diferenciações visuais e itens exclusivos. O para-choque frontal é diferente, enquanto a porta traseira é menor, por conta do entre-eixos encurtado. O modelo tem 4,91 m de comprimento, ou seja, é bem maior que o Toyota SW4, que marca 4,79 m.
Maior que o SW4
Na fita métrica, temos ainda 2,90 m de entre-eixos, 1,92 m de largura e 1,84 m de altura. Já debaixo do capô, a motorização varia de acordo com o mercado. Ele é oferecido com os mesmos motores 3.0 V6 turbo diesel e 2.0 quatro cilindros turbo diesel da Ranger brasileira. Contudo, ainda tem uma versão 2.0 biturbo diesel e uma 2.3 quatro cilindros turbo gasolina.
Diferentemente da Ranger, que é vendida nas versões XL, XLS, XLT, Limited e Limited com pacote, o Ford Everest oferece menos variantes, sempre focadas em preço mais alto. No Oriente Médio ele começa na XLT, mas também tem a aventureira Wildtrak. Já nas Filipinas, são cinco versões. Sempre com opção de cinco ou sete lugares.
Vai custar caro?
Considerando que a Ford Ranger, fora a esportiva Raptor, tem preços entre R$ 234.990 e R$ 319.990, espere pelo Everest com valores cerca de R$ 20 mil a R$ 30 mil mais altos, caso ele seja feito na Argentina. Se vier importado da Tailândia ou África do Sul, custará bem mais e deve vir só na versão topo de linha Limited.
Vale lembrar que o Toyota SW4 custa entre R$ 379.990 e R$ 447.590. Já o Mitsubishi Pajero Sport, importado da Tailândia, custa entre R$ 376.990 e R$ 409.990. A Ford tem uma política agressiva de preços e pode posicionar bem o Everest por aqui ou repetir a estratégia das rivais e cobrar caríssimo por um SUV derivado de uma caminhonete média.
Você acha que o Ford Everest vai fazer sucesso no Brasil? Vai vender mais que o Toyota SW4? Conte nos comentários.
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