A BMW apresentou um novo conceito nesta semana e que deve servir como base para o futuro novo iX3. Chamado de Neue Klasse X, o modelo apresenta uma nova filosofia de design e, embora a grade dentuça da marca permaneça, ela está bem menor do que em alguns carros atuais.
No entanto, o novo conceito da BMW não representa apenas uma mudança na identidade visual da marca. Ele também será um modelo elétrico construído sobre a nova plataforma da fabricante alemã.
Este futuro SUV elétrico será o segundo modelo baseado na nova base Neue Klasse elétrica, sendo que o primeiro será o um sedã, cujo conceito foi apresentado em 2023. Além deles, a BMW vai lançar outros quatro veículos elétricos nessa plataforma nova, sendo que eles serão lançados entre 2025 e 2027.
Detalhes do BMW Neue Klasse X
Além da grade menor, o novo conceito da marca alemã dá pistas de como será o design dos futuros carros da marca. Os faróis são maiores e usam quatro linhas verticais como assinatura do DRL. Na traseira, as lanternas são horizontais e mais finas, com elementos impressos em 3D, segundo a montadora.
A BMW também promete um novo tipo de controle para o conjunto elétrico e para o chassis do modelo. Ele utiliza um novo núcleo de software desenvolvido internamente pela fabricante, e promete uma condução mais suave em todos os momentos.
São computadores de alto desempenho que trabalham em conjunto e de forma inteligente, segundo a BMW. Eles integram todo o sistema de motorização e a fabricante promete uma dinâmica de condução até dez vezes mais precisa.
Outra mudança do conceito está em seu interior. Uma tela grande ocupa o centro do painel, e há telas para o painel de instrumentos e outras informações na parte de baixo do para-brisa. A BMW também diz que todos os materiais do interior são sustentáveis, feito à base de plantas e de materiais reciclados, como plásticos retirados do mar, como de redes de pesca descartadas.
Não deve demorar muito para o novo BMW Neue Klasse X entre em linha. A previsão é que o modelo comece a ser vendido em 2025 e tem tudo para ser o novo BMW iX3. Apesar disso, o X3 de nova geração ainda terá uma versão a combustão e vai conviver com a sua versão elétrica.
Acha que os carros da BMW terão um design mais convencional outra vez? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> BMW manda um verdadeiro “te avisei” para Alemanha
>> Programa Mover fica mais perto de ser aprovado no Brasil
>> Volkswagen T-Cross GT chega para brigar com Creta N-Line