A BYD cresceu aos poucos e já se consolidou entre as grandes montadoras. No Brasil, seus modelos fazem bastante sucesso e cada um conta com uma motorização eletrificada diferente, o que agrada mais a população. No Japão, a marca está tão bem vista que saiu vitoriosa em uma premiação dos carros elétricos do ano de 2023. Quem levou a estatueta maior foi o Dolphin e até seu irmão Yuan Plus comeu poeira.
Batizado de prêmio de carro elétrico do Japão de 2023, o evento é organizado pelo veículo de imprensa EVsmart e tem o apoio da empresa consultora de energia Enechange. Os votos são enviados por leitores e jornalistas e diversos modelos elétricos de vários países distintos estiveram indicados este ano. Mas, não teve ninguém páreo para o Dolphin. O hatch elétrico da marca chinesa levou 241 pontos.
Desse modo, o BYD Dolphin ficou em primeiro lugar. Em segundo lugar, o Hyundai Kona elétrico e fabricado na Coreia do Sul ficou com 151 pontos. Para fechar o pódio, o Yuan Plus, por lá é ofertado como Atto 3, atingiu 145 pontos. É válido ressaltar que o Dolphin vendido no Japão tem algumas diferenças em relação ao modelo comercializado por aqui. Em terras orientais, o Dolphin tem altura de 1,55 m, já no Brasil e na Europa, ele mede 1,57 m. Esse tamanho foi diminuído para que o modelo coubesse com mais facilidade nos estacionamentos japoneses.
Cadê os elétricos made in Japão?
Uma das possíveis explicações para a vitória do Dolphin que é chinês em uma premiação japonesa, está no fato que de o público japonês não procura muito por esses modelos. Por lá, montadoras como a Honda e a Toyota, duas grandes fabricantes japonesas, não oferecem ampla gama de carros elétricos em suas lojas. Nesta edição da premiação, apenas 4 carros japoneses elétricos estavam competindo e um deles era o SUV com desenho futurista, Lexus RZ.
Quem também estava competindo com o BYD Dolphin nesse evento eram modelos como Volkswagen ID.4, o seu irmão maior Yuan Plus, Hyundai Kona, Tesla Model X, S e 3 e até o Fiat 500e. Por aqui, o Dolphin segue bem-sucedido na categoria de eletrificados, tanto é que segundo dados obtidos pela Fenabrave e ABVE, liderou o ranking de modelos 100% elétricos com 1.807 vendas concretizadas em fevereiro deste ano.
O que você acha da BYD? Teria ou tem algum modelo da marca na sua garagem? Conte nos comentários
>>BYD Dolphin Plus é a solução para várias ausências | Avaliação
>>Fiat dá a louca e reduz em até R$ 10 mil os valores da Toro flex
>>Novo Duster de sete lugares é flagrado em testes