No mundo dos fabricantes de superesportivos, algumas marcas decidem criar modelos potentes para aventuras off-road. A Porsche é um bom exemplo, enquanto os estúdios de design liberam a imaginação produzindo conceitos capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. Sabendo disso, escolhemos cinco modelos atuais e do passado, bem como os conceitos para dominar terrenos off-road, proporcionando uma experiência extra de emoção ao volante.
Porsche 911 Dakar
O Porsche 911 Dakar é uma homenagem ao 911 do Paris-Dakar. Assim como o superesportivo Lamborghini Huracán Sterrato, é preparado para encarar o off-road, com altura total elevada em oito centímetros. Equipado com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus (245/45 R19 na dianteira e 295/40 atrás), e um propulsor 3.0 Boxer turbinado, produz 480 cv e 58,1 kgfm. Com uma caixa automatizada PDK de oito marchas, atinge 100 km/h 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 240 km/h. O esportivo de Stuttgart ainda oferece os dois novos modos de condução Rally e Off-Road.
Lamborghini Huracán Sterrato
O Lamborghini Huracán Sterrato é uma criação espetacular de Sant’Agata Bolognese, elevando o conceito de superesportivo para terrenos off-road. Com 610 cv de potência e 57,1 kgfm de torque, proveniente do propulsor V10 5.2, e um câmbio de dupla embreagem de sete marchas, o Sterrato exibe luzes adicionais, apliques plásticos parafusados na carroceria e a entrada de ar no teto para levar ar puro ao motor de dez cilindros em “V”. Com uma altura 4,4 centímetros maior em relação ao Huracán normal e suspensões elevadas em 25% à frente e 35% atrás, além de amortecedores específicos com regulagem eletrônica e molas mais suaves. O sistema de tração Haldex e o diferencial autoblocante priorizam o envio da força ao eixo traseiro.
Audi Nanuk Quattro Concept
O Audi Nanuk Quattro combina alto desempenho com versatilidade. Desenvolvido em parceria com a Italdesign, possui um motor V10 turbodiesel TDI, em posição central, produzindo 544 cv de potência e brutos 101,97 kgfm de torque a partir de 1.500 rpm. Com relação peso-potência de 3,49 kg/cv, parte da imobilidade aos 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h, graças à tração integral. O contato com solo é garantido pelos largos pneus de medidas 235/50 R22 (dianteira) e 295/45 R22 (traseira), enquanto os discos de freio são de carbono e cerâmica. As suspensões pneumáticas adaptativas com amortecedores controlados eletronicamente ajustam a altura da carroceria de acordo com a velocidade e dados de navegação, além de também ter o sistema de rodas traseiras esterçantes.
Aixam Mega Track
Um dos maiores nomes e também um dos primeiros superesportivos a serem utilizados na terra foi o Aixam Mega Track. Esta criação francesa, produzida entre 1992 e 2000, é um verdadeiro monstro, equipado com suspensões a ar e 330 mm de distância para o solo, escondendo sob o capô um propulsor V12 6.0 (nomenclatura M120) emprestado do Mercedes-Benz S600. Embora o coupé GT tenha 2,2 toneladas, oferece 395 cv de potência e 58,1 kgfm de torque. Os largos pneus Michelin, criados especialmente para o modelo, apresentam medidas 285/55 ZR20 na frente e 325/50 atrás.
Italdesign Giugiaro Parcour Concept
O Giugiaro Parcour combina uma fusão de elementos automotivos de primeira linha: base de Audi R8, motor V10 5.2 de Lamborghini Gallardo, enormes rodas de 22″ e transmissão de dupla embreagem. Revelado há mais de uma década, em 2013, no Salão de Genebra, foi desenvolvido por Fabrizio Giugiaro, filho de Giorgetto Giugiaro, para comemorar na época o aniversário de 45 anos do estúdio de design.
Com 1.550 kg e tração nas quatro rodas, para encarar todos os tipos de terrenos, acelera de 0 a 100 km/h em rápidos 3,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 320 km/h.