Todo mundo só pensa nos SUVs, e não à toa, eles encolheram os segmentos de sedãs e fizeram desaparecer as peruas do nosso mercado. Em meio a diversas opções de marcas e modelos à venda no Brasil, selecionamos cinco opções usadas, utilizando a Tabela Fipe como referência, para desfilar por aí a bordo de um utilitário esportivo compacto, com boa dose de versatilidade e de espaço interno; confira.
Jeep Renegade Longitude 1.8 AT6 2020- R$ 92.632
Poucos carros à venda em nosso mercado são tão carismáticos quanto o Jeep Renegade. Lançado em 2015, o SUV caiu no gosto dos brasileiros pelo visual, exibindo os faróis redondos e a clássica grade frontal do fabricante com sete barras. Embora não seja rápido no gatilho ao pressionar o pedal do acelerador, nem ofereça um porta-malas volumoso (320 litros), o propulsor de quatro cilindros 1.8 16V naturalmente aspirado, casado ao câmbio automático de seis marchas, rende 139 cv de potência e 19,2 kgfm de torque (etanol). Entretanto, o peso em ordem de marcha de 1.480 kg faz dele um carro para dirigir tranquilamente, livre de emoções.
Honda HR-V EXL 1.8 CVT 2018 – R$ 94.478
Assim como o Jeep Renegade, o Honda HR-V também chegou ao nosso mercado em 2015 e conquistou uma enorme parcela de consumidores brasileiros interessados em SUVs. Entre os predicados estão a boa construção do projeto e do interior, o nível de conforto e a reputação da Honda adquirida ao longo dos anos. De série, ela traz ar-condicionado digital com tela tátil, freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold (mantém o carro parado sem a necessidade de pressionar o pedal de freio) e o sistema de modularidade dos bancos permite levar objetos volumosos na cabine. O motor de quatro cilindros 1.8 16V naturalmente aspirado vai conectado ao câmbio continuamente variável (CVT) de sete marchas simuladas, produzindo até 140 cv de potência e 17,4 kgfm de torque (etanol).
Chevrolet Tracker LT 1.0 turbo 2020 – R$ 96.626
O Chevrolet Tracker acumula três gerações em nosso mercado e a atual foi lançada em 2020. Com design repaginado e construído sobre a plataforma GEM, compartilhada com os modelos Onix e Onix Sedan e Montana, para citar), o SUV oferece 4,270 m de comprimento, 2,570 m de entre-eixos e um porta-malas de 393 litros. Ou seja, possui medidas menores do que o Nissan Kicks. Mesmo assim, o SUV da Chevrolet é um carro agradável de conduzir por conta do casamento mecânico do propulsor de três cilindros 1.0 turbinado atrelado ao câmbio automático de seis marchas, garantindo 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque utilizando etanol.
Nissan Kicks Sense 1.6 CVT 2022 – R$ 96.918
Um dos atributos do Nissan Kicks está no baixo peso, no porta-malas de 432 litros e na dirigibilidade condizente à proposta assegurada pelo propulsor de quatro cilindros 1.6 16V naturalmente aspirado, acoplado à caixa continuamente variável (CVT) de seis velocidades simuladas, capaz de entregar até 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O Kicks mudou visualmente de ares em 2021, com a dianteira inteiramente renovada e a traseira exibindo mudanças modestas. Nesta configuração Sense, o SUV ofereça sensor crepuscular/de estacionamento, direção assistida eletricamente, câmera de ré, ar-condicionado e multimídia de 7”.
Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI 2020 -R$ 98.678
Uma outra opção na turma dos SUVs para quem possui até R$ 100.000 no bolso e deseja entrar nessa onda é o Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI. Feito sobre a arquitetura MQB, ele possui 4,199 m de comprimento, 2,651 m de entre-eixos e um porta-malas de 373 litros. De série traz as rodas de liga leve de 17”, o multimídia com câmera de ré, os seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e os sensores de estacionamento frontais e traseiros. Além disso, no mercado de usados é possível encontrá-lo com o teto solar panorâmico. Com reações mais espertas comparado tanto ao Jeep Renegade quanto o Honda HR-V e Nissan Kicks, o SUV da Volkswagen emprega um propulsor de três cilindros 1.0 turbinado e câmbio automático de seis marchas, garantindo até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque (etanol).
Quais desses SUVS você compraria? Escreva nos comentários a sua opinião.