Foco em Sorocaba (SP)

Toyota decide fechar fábrica que produz o Corolla no Brasil

Juntamente com o anúncio do investimento bilionário no Brasil, a Toyota confirmou que vai manter apenas a fábrica de Sorocaba (SP)

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid azul estacionado de frente com casa e árvores ao fundo [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Ontem, a Toyota anunciou um grande investimento no Brasil, que será de R$ 11 bilhões. No entanto, há uma notícia polêmica em meio ao anúncio do aporte financeiro. A marca decidiu fechar mais uma fábrica no país, dessa vez a planta de Indaiatuba (SP), onde é feito o Toyota Corolla atualmente.

Segundo a fabricante, o fechamento da planta vai acontecer de maneira gradual a partir de 2025. Ao mesmo tempo, a marca japonesa vai ampliar as instalações da fábrica de Sorocaba (SP), que vai concentrar toda a produção nacional da Toyota. Como a empresa pretende lançar uma caminhonete rival da Fiat Toro e vai produzir o Yaris Cross, será preciso readequar a estrutura do local.

Apesar do fechamento da fábrica de Indaiatuba, isso não significa que o Corolla vai sair de linha. E, de acordo com a promessa da Toyota, todos os empregos atuais do local serão mantidos. Além disso, a fabricante promete abrir mais 500 postos de trabalho novos. Enquanto isso, a fábrica de Sorocaba vai receber as novas instalações necessárias para a ampliação da produção.

Fábrica Toyota [divulgação]
Fábrica Toyota [divulgação]

Novo fechamento de fábrica da Toyota

Já faz algum tempo que a Toyota tem reorganizado a sua operação no Brasil. No fim do ano passado, a marca encerrou de vez as atividades no ABC Paulista. A histórica fábrica de São Bernardo do Campo (SP), inaugurada em 1962, encerrou definitivamente suas operações em novembro de 2023.

Esse processo havia sido anunciado em abril de 2022. O local já não produzia mais carros há alguns anos, mas ainda era utilizado para a fabricação de algumas peças, além de ser a sede administrativa da montadora. Na época, a Toyota disse que os 550 funcionários do local poderiam escolher entre as outras fábricas da empresa, ou então aderir ao plano de demissão voluntária (PDV).

Fábrica Toyota [divulgação]
Fábrica Toyota [divulgação]

O que achou dessa decisão da Toyota? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Marca barata da Volkswagen ajudará a manter motores vivos

>> BYD inicia as obras de sua fábrica no Brasil e celebra sucesso do Dolphin Mini

>> Harley-Davidson lança moto clássica com tecnologia moderna