Segundo o dicionário, a palavra apelido expressa a particularidade de algo. E na maioria das vezes, são utilizados de maneira bastante pejorativa. No mundo automotivo, nenhum carro está livre de escapar de alguma alcunha, principalmente os carros da Volkswagen. Alguns deles, viraram até referência a determinado modelo.
Existem os apelidos carinhosos, como Kombi Corujinha, devido ao formato da dianteira, que lembra o olhar da ave, Golf MK4 Sapão, por conta do formato dos faróis, e outros de péssimo gosto.
Sabendo disso, selecionamos aqui cinco apelidos atribuídos pelos consumidores e pela internet. Vale ressaltar que o Auto+ não compactua com nenhum desses apelidos, e a lista somente mostra os nomes que esses carros podem ter recebido.
Pole
Após a veiculação de uma campanha publicitária da Volkswagen com um casal LGBT no Instagram, em 2022, as pessoas resolveram manifestar o seu lado mais preconceituoso ao apelidar o hatch compacto de Pole, fazendo referência à linguagem de gênero neutro. Isso desencadeou uma série de comentários homofóbicos, memes e até ataques à marca. Paralelamente a isso, o Volkswagen Polo está à venda com preços iniciais entre R$ 87.990 (Track) e R$ 151.490 , na variante GTS 250 TSI 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm.
Pote de sorvete
Mesmo fora das lojas desde 2021, o Volkswagen Up ainda mantém uma legião de fãs brasileiros, especialmente as versões TSI, que podem ser modificadas. Originalmente, o motor de três cilindros 1.0 turbinado oferece até 105 cv e 16,8 kgfm, quando abastecido com etanol. No entanto, essa qualidade não o poupou do apelido de pote de sorvete, devido ao design quadrado da carroceria.
Zé do Caixão
O VW-1600 foi lançado em dezembro de 1968, oferecendo aos consumidores uma nova opção além do Fusca, Kombi e Karmann-Ghia. Ele era equipado com um propulsor traseiro de 1.584 cm³, refrigerado a ar, com 60 cv de potência. Uma de suas características era o espaço interno. Também conhecido como Fusca quatro portas, tornou-se um dos modelos favoritos dos taxistas devido ao espaço interno e ao entre-eixos de 2,400 m. O apelido Zé do Caixão surgiu do design reto da carroceria, juntamente das quatro maçanetas salientes, que lembravam as alças de um ataúde.
Cornowagen
O Fusca foi o segundo carro nacionalizado pela Volkswagen e, em 1965, recebeu uma série de aprimoramentos, como as luzes de direção redesenhadas, os novos encostos dos bancos dianteiros e os traseiros reclináveis, além da trava da direção e a estreia do teto solar com acionamento manual. O apelido de Cornowagen surgiu por conta da campanha publicitária da época que mostrava uma mulher acenando pelo teto solar. A produção desse modelo não durou nem um ano, e os consumidores que optaram por ele muitas vezes mandaram soldar o teto para disfarçar o equipamento.
Furtus
O Virtus conversível é o quinto showcar da Volkswagen, idealizado para visitas presidenciais e criado para levar o presidente em exercício Luís Inácio Lula da Silva em um desfile dentro da fábrica da marca na rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, para celebrar o investimento de R$ 16 bilhões da VW no Brasil. O apelido Furtus surgiu de uma junção de furto com Virtus por parte dos opositores do presidente, que o acusam de diversos crimes.
E o que você desses apelidos? Deixe nos comentários a sua opinião.
>>>Caminhonete Kia Tasman aparece junto da Ford Ranger Raptor
>>>BYD erguerá nova fábrica que vai beneficiar o Brasil
>>>Novo Gol é a nova grávida de Taubaté, diz CEO da Volkswagen