Depois de mais de longos 30 dias, janeiro finalizou e trouxe grande novidades para o setor automotivo. Os carros elétricos e híbridos bateram recorde de vendas no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículo Elétrico, janeiro de 2024 foi o melhor primeiro mês de todos os anos para este segmento.
Mesmo com o anúncio da volta do imposto de importação em cima do valor dos modelos eletrificados, os brasileiros fizeram esses automóveis venderem como água. De acordo com a ABVE, 12.026 veículos eletrificados foram vendidos no Brasil. Esse valor representa uma alta de 167% em relação a janeiro de 2023. É válido ressaltar que este número engloba os modelos elétricos e híbridos. Contudo, por mais que tenha sido um número chamativo, ele ainda ficou atrás da somatória de dezembro de 2023, quando 19.310 carros foram emplacados.
De todo, os carros elétricos atingiram o total de 36% do total de vendas. Eles chegaram em 4.358 unidades emplacadas. Se comparado com o índice de um ano atrás, o crescimento foi de surpreendentes 477%. Logo atrás dos elétricos líderes, estão os híbridos plug-in. 3.910 clientes optaram por modelos com este conjunto e essa categoria acumulou 32,5% do total vendas. Para efeito de comparação com o primeiro mês de 2023, o crescimento nas vendas dos PHEV foi de 139%.
BYD fez a Toyota chorar em ranking
Caso sejam somados os percentuais, os carros 100% elétricos e os híbridos plug-in atingiram a marca de 68,5% das vendas dos veículos eletrificados. Por sua vez, os híbridos convencionais chegaram a marca de 3.758 emplacamentos. Dentro deste somatório, os híbridos flex venderam 1.593. Os híbridos movidos somente a gasolina foram preferidos por 1.261 clientes e apenas 904 pessoas compraram os modelos híbrido-leves. Com a propulsão híbrida, sem ser a plug-in, o percentual de vendas chegou em 31% do total deste segmento.
A ABVE ainda fez o ranking das marcas de carros elétricos que mais venderam em janeiro de 2024. É bom pontuar que seus portfólios são compostos por modelos eletrificados, ou seja, existem tanto carros 100% elétricos quanto híbridos e assim por diante. A BYD ocupou o primeiro lugar com 4.298 vendas. Ela foi seguida pela GWM com 2.315. Em terceiro lugar ficou a Toyota com 1.593 unidades vendidas. A CAOA Chery ocupou o quarto lugar com 752 emplacamentos e a Volvo finalizou as primeiras posições com 668 carros vendidos.
Teria um carro elétrico ou híbrido? O que acha desses modelos? Conte nos comentários
>>Renault Kwid elétrico agora custa menos de R$ 100 mil
>>Mercedes-Benz CLE cabriolet tem bancos que repelem raios do sol
>>Toyota imita VW e apresenta um sedã conversível