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Honda trabalha em sua própria Himalayan

De acordo com patentes vazadas, a Honda está incomodada com o sucesso da Royal Enfield e deve ter sua própria versão da Himalayan

Royal Enfield Himalayan 411 [divulgação]
Royal Enfield Himalayan 411 [divulgação]

A Honda pode lançar a sua própria versão da Himalayan, como mostram as patentes vazadas da marca. Desde que a Royal Enfield entrou em uma nova era, quando lançou a Himalayan como uma opção acessível de moto de aventura com motor de um cilindro, a concorrência tem tentado desenvolver suas próprias versões. Tanto que a Honda quer uma fatia desse mercado, ainda que no exterior, depois de registrar várias patentes mostrando uma moto muito parecida.

A moto ilustrada nos documentos aparece tanto como uma scrambler sem carenagem quanto como uma moto de aventura retrô, ambas compartilhando o mesmo tanque e rabeta, mas com tratamentos diferentes na dianteira. Assim como a Himalayan, elas têm um foco em robustez, com detalhes como protetores externos e bagageiros montados no tanque.

Embora as ilustrações sejam representações simplificadas das motos – essas são patentes técnicas, não registros de design, então o foco está em soluções inovadoras em vez de estilo – é bem claro que as peças mecânicas são as mesmas da moto que é atualmente vendida como CB350 em vários mercados. 

Patente da Himalayan da Honda [reprodução]
Patente da Himalayan da Honda [reprodução]

Honda CB350 como base

Assim como a Himalayan, a moderna CB350 foi originalmente desenvolvida para o mercado indiano, onde foi lançada em 2020, mas recentemente se espalhou para outros lugares, com Austrália e Japão ganhando suas próprias versões com o nome GB350. A linha também cresceu para incluir a GB350 RS (GB350 S no Japão), com um visual mais scrambler que inclui bainhas nas bengalas vistas nas novas patentes.

As patentes levam essa evolução um passo adiante, substituindo o tanque de combustível retrô da Honda CB350 por um design mais angular e moderno, que em algumas patentes é mostrado com racks acoplados dos dois lados para proteção e capacidade de bagagem. 

Patente da Himalayan da Honda [reprodução]
Patente da Himalayan da Honda [reprodução]
Esses racks são objeto de uma das três patentes recentemente publicadas em torno da nova moto, mostrando como eles seriam instalados e ilustrando duas formas diferentes para os próprios racks. Uma versão dos racks é projetada para ser instalada na frente e na traseira, com a mesma unidade invertida para servir como suporte para baús na parte de trás da moto.

Outra patente se refere à carenagem dianteira da versão de aventura da futura moto da Honda, incluindo sua própria estrutura protetora que se estende sobre o farol e fornece um ponto de montagem para painéis laterais que também funcionam como caixas de armazenamento.

motos
Royal Enfield Himalayan 450 [divulgação]

Motor

O motor e o chassi parecem ser os mesmos da Honda CB350, o que significa que os novos modelos devem ser alimentados por um monocilíndrico refrigerado a ar de 348 cc, com injeção de combustível para atender aos limites modernos de emissões, mas com ênfase na confiabilidade em vez de desempenho. A CB350 gera 20 cv, e utiliza uma transmissão manual de cinco marchas.

Esses números não estão muito distantes da versão original da Himalayan, que também usava um monocilíndrico refrigerado a ar e gerava 24,5 cv com o propulsor de 411 cc, que ainda é vendido no Brasil. No entanto, a versão lançada em 2024 passou para refrigeração líquida e 452 cc, resultando em um salto para 40 cv e entrando em um segmento de mercado mais alto como resultado. 

Acredita que a Honda deve lançar uma concorrente para a Royal Enfield Himalayan? Deixe nos comentários a sua opinião.

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