Ainda no primeiro semestre de 2024, o povo europeu terá de eleger um novo Parlamento, que é uma das sete instituições da União Europeia. Entre as principais propostas dos concorrentes, a que mais chama atenção é a intenção de adiar a proibição de carros movidos a combustão no continente.
Essa ideia de rever a proibição partiu do grupo de centro-direita do Partido Popular Europeu, o EPP. O partido pontuou em seu manifesto que rejeita a ideia da política de proibição, tal como essa de motores a combustão, e que caso eles ganhem as eleições, toda essa proposta será revista o mais breve possível. Todo este grupo é liderado pelo legislador alemão Jean Gieseke. Representando seu partido, Jean ainda deu o ponto de vista dos seus colegas acerca dos padrões de CO2 dos veículos.
Na visão do político, caso a promessa de eliminar os carros a combustão até 2035 na Europa aconteça, o efeito Havana pode acontecer. Gieseke revelou que mesmo proibido de acontecer, os europeus vão continuar dirigindo carros com este tipo antigo de propulsor por muitos anos mais. Ele deu esse nome em alusão à capital cubana, a qual passa por um problema parecido. Só que, elencar que irá rever essa proibição como uma das propostas governamentais, tem implicações complexas.
Discussão sobre motores a combustão vai longe
O que acontece é que a legislação sobre proibição desses motores já foi aprovada. Em março de 2023, a Alemanha e a União Europeia fizeram um acordo e nele estava previsto que os veículos movidos a combustão seriam proibidos de serem fabricados a partir de 2035. As montadoras ainda poderiam produzi-los se respeitassem apenas uma única e importante condição.
A imposição era que esses carros movidos a combustão funcionassem com combustível sintético e não mais alguma substância derivada de combustível fóssil. Os e-fuels são produzidos por meio da captura de carbono e a produção de hidrogênio a partir da energia renovável. Esse combustível é considerado neutro, pois o carbono utilizado em todo o processo irá retornar para a atmosfera e assim poluir menos do que as emissões de gasolina ou diesel comuns.
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