Destaque

Omoda e Jaecoo podem trazer carros iguais aos da CAOA Chery

Controladas pela Chery global, marcas Omoda e Jaecoo poderão rivalizar diretamente com a CAOA, se for necessário

Omoda S5 e CAOA Chery Arrizo 6 [divulgação]
Omoda S5 e CAOA Chery Arrizo 6 [divulgação]

Ainda sem lançar oficialmente nenhum modelo no Brasil, Omoda e Jaecoo já estão causando um verdadeiro rebuliço no Brasil. Isso porque a guerra com a CAOA, que detém os direitos da Chery por aqui, parece que ganhará novos capítulos em breve. Em busca de respostas sobre a atuação das marcas por aqui, o Auto+ foi investigar.

Em contato com a assessoria de imprensa da Jaecoo e da Omoda no Brasil, que já conta com um time brasileiro, questionamos sobre a relação das duas marcas. Vale lembrar que as duas montadoras foram criadas pela Chery e por aqui serão administradas pela matriz chinesa, sem nenhuma participação da CAOA. Situação que desagrada o grupo brasileiro.

Questionada se haverá concessionárias CAOA da Jaecoo e da Omoda, a Chery afirmou que “É possível. Estamos em construção de equipe no país, selecionando concessionários e outros fornecedores e parceiros. A Omoda | Jaecoo tem seus próprios padrões de mercado e está estudando as melhores oportunidades em todos os pontos de contato do negócio”.

Tiggo 9
Chery Tiggo 9 [Divulgação]

Só que o ponto que mais chamou atenção foi sobre a possibilidade de haver concorrência interna entre os modelos da CAOA Chery e os da Omoda e Jaecoo. Lá fora, o Arrizo 6 é vendido como Omoda S5, enquanto o Jaecoo J7 tem uma versão Chery, chamada de TJ-1 e o J8 é um Tiggo 9 com outro logo.

“O que temos a falar neste momento é que veículos de outras empresas não eliminam a chance de trazermos algum carro do line-up Omoda da ou da Jaecoo. Falaremos mais sobre os produtos que serão lançados no momento oportuno”, afirmou a chinesa ao Auto+. Ou seja, poderemos ter um carro da CAOA Chery também vendido por Omoda ou Jaecoo.

Omoda C5 [divulgação]
Omoda C5 [divulgação]

Fabricação nacional

Já sobre a fábrica no Brasil, a Omoda e a Jaecoo reforçam que tem intenção de produzir no Brasil, mas não está decidido se erguerão uma nova fábrica ou se usarão a de Jacareí, atualmente desativada pela CAOA. A planta no interior paulista já produziu QQ, Tiggo 2 e Tiggo 3X, mas foi fechada.

“Há poucos meses falamos sobre a nossa intenção de produzir no Brasil. E ela segue existindo. No entanto, neste momento, estamos estudando todas as possibilidades de mercado para que possamos tomar a melhor decisão sobre a entrada da Omoda | Jaecoo no país. O que podemos afirmar agora é que nossa operação começa em 2024”, afirma a marca.

Jaecoo J7 [divulgação
Jaecoo J7 [divulgação

Você acha que a guerra entre Omoda, Jaecoo e CAOA Chery levará à separação das marcas? Conte nos comentários.


>>CAOA Chery iCar é vendido por R$ 95.990. Desespero?

>>Chery vai trazer marcas Omoda e Jaecoo para o Brasil em 2024

>>CAOA Chery Tiggo 8 híbrido ganha nova cor na linha 2024