Destaque

Stellantis pode trocar bateria de carro elétrico em 5 minutos

Parceria entre uma empresa de troca de baterias e a Stellantis promete chamar atenção com tecnologia e acessibilidade

Fiat 500e [Auto+ / João Brigato] Fiat 500 híbrido chega em 2025
Fiat 500e [Auto+ / João Brigato]

A troca de bateria dos carros elétricos da Stellantis vai ficar mais fácil a partir de 2024. Isso é graças a parceria do conglomerado com uma empresa de tecnologia de troca de baterias. O serviço é realizado sem esforço e leva menos de 5 minutos para ser realizado. Surpreendentemente, a primeira parte do serviço é feita por celular.

A parceria entre a Ample, empresa de troca de baterias, e a Stellantis já começará a funcionar em 2024. Em primeiro lugar, a frota de 100 Fiat 500e da rede Free2Move da Espanha é que poderá ter essa comodidade na hora da troca das baterias. Essas peças foram projetadas para caberem em qualquer veículo elétrico e para sua instalação, não é necessário modificar a engenharia do automóvel. As baterias da Ample conseguem substituir aquelas instaladas de forma original dos modelos eletrificados.

O projeto tecnológico surgiu como uma forma de oferecer ao público, uma maneira mais acessível de se ter um carro elétrico e fazer corretamente sua manutenção. Para Khaled Hassounah, presidente-executivo da Ample, essa é a única forma de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e oferecer ao público carros elétricos acessíveis. O empresário espera que a parceria com o grupo automotivo se espalhe para outros países.

Fiat 500e [Auto+ / João Brigato]
Fiat 500e [Auto+ / João Brigato]

Tudo começa na palma da mão

Segundo o vice-presidente sênior da Unidade de Negócios de Carregamento e energia da Stellantis, Ricardo Stamatti, esse projeto de bateria modular Swapping da Ample tem como objetivo oferecer aos donos de carros elétricos, uma maior eficiência energética. A empresa de tecnologia consegue implantar uma estação de troca dessas peças em apenas 3 dias.

Todo serviço mecânico pode ser executado em apenas 5 minutos. O motorista precisa chegar com seu modelo eletrificado da Stellantis e acessar o aplicativo para celular da Ample. Por lá, é que se inicia o processo da troca e é onde o motorista e seu automóvel são reconhecidos. Todo o programa será disponibilizado por assinatura. Desse modo, o custo final acaba por ser menor. Ambas empresas querem estender o serviço para outros carros eletrificados do grupo e também chegar em outras localidades além da Europa.

Fiat 500 elétrico [divulgação]
Fiat 500 elétrico [divulgação]

O que você achou desse projeto? Teria ou tem um carro elétrico na sua garagem? Conte nos comentários


>> Mitsubishi terá SUV clone da nova geração do Renault Scénic

>> Peugeot derruba o preço do e-2008 em R$ 40 mil

>> Governo inaugura rua capaz de carregar carros elétricos