Ao menos no exterior, diversas montadoras estão caminhando para se tornarem totalmente elétricas em um futuro próximo. Nesse passo de revolução na indústria automotiva, a BMW anunciou a produção de seu último motor a combustão (um V8) na fábrica de Munique, na Alemanha.
Aos puristas alemães, uma má notícia. A BMW, que é de origem alemã, não produzirá mais nenhum motor movido a combustão em sua planta de Munique. Outras unidades fabris ainda continuarão produzindo os motores a combustão da BMW, mas esse ciclo é encerrado na Alemanha após uma história de 60 anos.
Os BMW a combustão vão sair de linha?
Fique calmo, pois a BMW ainda não se tornará totalmente elétrica. Embora tenha planos para que 50% de todas suas vendas seja de modelos elétricos já em 2030, ainda há um futuro relativamente longo para os veículos a combustão. Apesar de não fabricar mais motores, a planta de Munique continua com a produção da linha Série 3 e Série 4, além do elétrico i4.
Dessa forma, a produção dos motores foi transferida para Steyr, na Áustria, e para Birmingham, na Inglaterra. Parece algo extremamente simples e comum, mas a planta de Munique é a mais tradicional da montadora, onde está localizado, inclusive, o museu da marca. Dessa forma, certamente se torna um marco histórico, e muito triste para alguns.
Já há alguns anos, uma grande parte da fabricação de motores a combustão foi encaminhada para as plantas de Steyr e Birmingham. Portanto, saber que a produção deles na Alemanha foi encerrada não é exatamente uma surpresa tão grande assim.
E no Brasil?
A montadora de origem alemã ainda estuda a possibilidade de fabricar carros totalmente elétricos no mercado brasileiro. A planta da montadora fica localizada em Araquari, Santa Catarina. O local tem capacidade para produzir modelos a combustão, híbridos ou elétricos. Entre os possíveis modelos, temos os SUVs elétricos iX1 e iX3, e o futuro Série 3 elétrico.
Para você essa é uma boa ou má notícia? Conte nos comentários.
>> Novo BMW X2 será vendido no Brasil como X4 da classe média
>> BMW X7 chega por R$ 1 milhão e motor de 530 cavalos
>> BMW faz ação especial com seus carros elétricos em novembro