Não faz muito tempo que a Volkswagen ficou conhecida por fazer carros iguais até demais. Os modelos da marca alemã pareciam versões esticadas ou reduzidas uns dos outros, E, ao que tudo indica, a Toyota seguirá pelo mesmo caminho com sua nova linguagem visual. Algo que começou com o Prius, agora atinge o Camry e pode até afetar ao Corolla.
Na época da sétima geração do Golf, tínhamos carros da Volkswagen idênticos até demais. O Fox tinha faróis idênticos aos do Gol, a frente de uma Touran era igual à de uma Sharan e ambas tinham traseira praticamente idêntica à da SpaceFox e do Tiguan. Era até difícil distinguir um Volkswagen do outro.
Essa sensação é chamada de Efeito Boneca Russa. As Matrioskas são bonecas, em geral feitas em porcelana ou madeira, onde no interior de uma há outra idêntica, mas de escala reduzida. Isso pode ser visto em diversos objetos da indústria, mas nos carros é bem comum, sendo a Volkswagen e a Audi as maiores representantes desse efeito.
Efeito Crown
Contudo, a Toyota parece seguir esse mesmo efeito desde que estreou sua nova linguagem visual. Ela foi vista pela primeira vez no Crown Crossover, lançado em 15 de julho de 2022, mas antecipado por um conceito de 2021. A nova identidade consiste em faróis em C ultrafinos conectados a uma grade frontal horizontal ligando as partes de baixo.
O capô é mais avançado, ganhando uma continuação visual no para-choque, enquando a entrada de ar inferior é sempre grande e trapezoidal. Na traseira, lanternas sempre conectadas, salvo raras exceções. Esse estilo foi depois empregado em outros modelos da linha Crown, como os SUVs Crown Signia, Crown Sport e Crown Sedan.
Só que outros modelos da marca também trouxeram essa linguagem visual praticamente idêntica. O Prius adotou esse estilo (e ficou bonito pela primeira vez na história), depois o C-HR, que tinha muita personalidade, também trouxe essa variação de visual que ainda é ligado demais ao Aygo X por ambos terem a traseira pintada em preto.
Até mesmo o Camry, que é um dos carros mais caretas que a Toyota faz, apresentou o mesmo estilo com faróis em C conectados pela parte inferior e lanternas traseiras em C (tentando fugir da regra das conexões). Inegavelmente é um estilo bonito que a Toyota adotou, mas que precisa de mais variantes se não quiser passar pelo que a VW passou.
Há exceções?
Por isso, algumas exceções ao estilo padrão da Toyota, como os SUVs Land Cruiser, as novas picapes Tacoma e Tundra, além do recém-lançado Yaris Cross, além dos luxuosíssimos Century e Century SUV podem indicar que a marca tem direções a seguir.
Acha que os carros da Toyota ficaram iguais demais? Conte nos comentários.
.
>>Nova Toyota Hilux híbrida-leve chega em 2024