Enquanto a Toyota da Argentina está com medo da Volkswagen Amarok, o presidente global da marca tem outro temor: de que a Toyota volte a ser uma marca chata. Akio Toyoda, o chefão da fabricante do Corolla e neto do fundador, Kiichiro Toyoda, acredita que o status que hoje a marca tem pode mudar repentinamente.
Durante uma sessão de perguntas no Japan Mobility Show, Toyoda admitiu a uma delegação de concessionários que seu pior pesadelo é que a Toyota volte a ser chata. No passado, os carros da marca eram vistos como entediantes – estigma que a marca no Brasil tenta mudar até hoje fazendo campanhas provando que o Corolla não é carro de idoso.
“Eu constantemente temo que a Toyota volte a ser uma empresa qualquer”, disse o presidente à multidão. “Quando esse medo chegar a muita gente, aí já é tarde. Mesmo com o título de presidente, eu demorei 14 anos para mudar a Toyota, mas as coisas podem voltar ao que eram em um piscar de olhos”.
As falas de Toyoda, repercutidas pelo site Carscoops, vão além. Akio Toyoda atacou até à Lexus, lembrando de uma passagem de 2013, quando o Lexus GS foi lançado e disseram a ele: “a Lexus é entediante!”. Isso provocou um gatilho no presidente, que buscou carros rivais mais interessantes de dirigir (provavelmente um BMW Série 5).
Com o rival em mãos, o executivo levou o carro ao time de engenheiros, que não deram o braço a torcer. “Quando me aproximei do time de engenheiros para dar minhas impressões dos nossos carros, eles cortaram a conversa, dizendo que ninguém reclamou disso. E mesmo quando levei eles para dirigir um carro que achei melhor, eles disseram que no papel eram a mesma coisa. Foi um tempo difícil”.
Acha que os carros da Toyota ainda são chatos ou a marca mudou sua imagem? Conte nos comentários
.
>>Toyota chama Fogaça para provar que Corolla não é carro de tiozão