Depois de uma geração como Fit aventureiro, o Honda WR-V agora assume o posto de SUV de entrada da marca no Japão. O modelo será comercializado com mesmo conjunto mecânico do City e preço na mesma faixa de um Renault Kwid aqui no Brasil. Por falar no nosso país, não há planos para o novo WR-V aqui, apesar do potencial.
Lançado na Índia como Elevate, o SUV de entrada da Honda teve o nome trocado para WR-V no Japão por conta de uma pesquisa com consumidores. Os clientes apontaram que o batismo seria melhor do que Elevate por lembrar mais dos SUVs da marca – ainda que o HR-V seja comercializado por lá como Vezel.
WR-V, vale lembrar, também é o batismo de outro SUV compacto oferecido no sudeste asiático, este baseado no Honda Brio. O modelo japonês é igual ao Elevate e usa plataforma de City. Ele tem 4,32 m de comprimento, 1,65 m de altura, 1,79 m de largura e entre-eixos de 2,61 cm.
Ou seja, o WR-V tem a mesma largura do HR-V, mas é 1 cm mais curto e 6 cm mais alto. Como no Japão a Honda vende o HR-V com motor aspirado, mas a maior parte do volume está nas variantes com motor turbo turbo ou híbrido. Além disso, o custo de projeto do WR-V é mais baixo, faz sentido posicioná-lo como modelo de entrada por lá.
Preço convidativo
Para tanto, o novo modelo de entrada custará entre 2,1 milhões e 2,5 milhões de ienes, algo equivalente a uma faixa entre R$ 67 mil a R$ 80 mil. Apenas como efeito de comparação, o HR-V vai de 2,78 milhões a 3,42 milhões no Japão – algo entre R$ 89 mil e R$ 110 mil. No Brasil, o HR-V fica entre R$ 151.200 e R$ 195.800. Ou seja, há espaço para o WR-V.
Por enquanto, a Honda não revelou as especificações mecânicas do novo WR-V, só adiantou que ele terá o mesmo conjunto do City. Por lá, o modelo usa o mesmo 1.5 quatro cilindros aplicado aqui no Brasil, mas com 122 cv e 14,8 kgfm de torque. Há ainda versão híbrida de 118 cv.
Acha que o Honda WR-V faria sucesso no Brasil se custasse menos que o HR-V? Conte nos comentários.
.
>>6 carros para comprar pelo preço do Honda ZR-V